Leonardo: primeiro AW169M entregue para Guardia di Finanza da Itália
21 de novembro de 2019 2min de leitura
21 de novembro de 2019 2min de leitura
A Leonardo entregou o primeiro dos 22 helicópteros bimotores leves intermediários AW169M de última geração para a Guardia di Finanza, da Itália. O evento de entrega foi realizado na fábrica de Leonardo, em Vergiate, em 12 de novembro.
A entrega inicial está vinculada a um contrato no valor de 280 milhões de euros, assinado no final de 2018, e também inclui um pacote completo de suporte e treinamento que pode ser estendido no futuro para outros serviços com um valor adicional de 100 milhões de euros.
Os AW169Ms serão usados para várias tarefas, incluindo: polícia marítima / patrulha, segurança alfandegária, policia, resgate e outras tarefas de segurança. A entrega de todas as aeronaves deve ser concluída até 2024, complementando uma frota de 14 helicópteros biturbinas intermediários AW139.
O AW169M representa a variante governamental do AW169, o programa de helicópteros de última geração desenvolvido pela Leonardo, equipado com as mais moderna tecnologias de bordo. Até o momento, existem mais de 90 AW169 operacionais em todo o mundo, os pedidos para o helicóptero excedem 200 unidades, de mais de 80 clientes em 30 países diferentes.
Na Itália, o AW169 já provou ser extremamente bem-sucedido entre vários operadores para tarefas aeromédicas em todo o país. Existem também várias aplicações para as quais este helicóptero é usado, principalmente transporte corporativo VIP, atividades de busca e salvamento, serviços governamentais e policiais.
O AW169M obteve a certificação militar da ARMAEREO (Direção Italiana de Armamentos Aéreos) em setembro de 2019. As aeronaves da Guardia di Finanza apresentarão uma configuração dedicada, incluindo: um guincho de resgate, um sistema de flutuação de emergência e botes salva-vidas, cortadores de fio, TCAS II (Sistema de Prevenção de Colisão de Tráfego), NVG ( Cabine do piloto compatível com Night Vision Goggle), HTAWS (Sistema de aviso de conscientização sobre o terreno de helicópteros), um sistema avançado de comunicação, OPLS (Sistema de Lidar com Proximidade de Obstáculos), HUMS (Sistema de Monitoramento de Uso de Saúde) avançado, AFCS (Sistema de Controle Automático de Voo) com modos SAR, um holofote, um detector de gelo, fast rope, satcom e provisões para um sistema hiperespectral de detecção e reconhecimento. Os helicópteros também serão equipados com uma variedade de sistemas Leonardo, como um sistema RW ATOS (Observação e Vigilância Tática Aerotransportada) com um console avançado do operador, radar Gabbiano,
AW169M
O AW169M é a variante militar do helicóptero bimotor AW169 4.8t de última geração, projetado para os mais recentes requisitos FAR / JAR / EASA, bem como para os militares, segurança nacional e usuários do governo. A plataforma apresenta excelente potência, agilidade e manobrabilidade, o que oferece excelentes características de manuseio em uma ampla gama de condições operacionais, incluindo quente e alta. O design exclusivo da transmissão fornece energia aos sistemas hidráulicos, elétricos e de ar condicionado com os rotores parados (modo APU), otimizando o tempo de resposta e a disponibilidade. A cabine é a mais espaçosa de sua categoria e possui uma seção transversal de altura constante para rápida reconfiguração e facilidade de acesso. Os pilotos se beneficiam de uma suíte aviônica de arquitetura aberta de última geração,
Enviar comentário