DJi demonstra tecnologia de identificação remota direta drone-telefone
22 de novembro de 2019 5min de leitura
22 de novembro de 2019 5min de leitura
A DJI, líder mundial em drones civis e tecnologia de imagem aérea, demonstrou uma solução de tecnologia para identificação de drone baseada em Wi-Fi direta para o telefone, sendo pioneira em uma maneira fácil para possibilitar qualquer pessoa com um smartphone monitorar drones próximos.
A solução de identificação remota da DJI, desenvolvida em colaboração com as partes interessadas e os reguladores do setor, transmite informações de drones diretamente para telefones móveis próximos, usando os protocolos WiFi existentes. Usando um aplicativo simples, qualquer pessoa dentro do alcance de rádio do drone pode receber esse sinal e verificar a localização, altitude, velocidade e direção do drone, além de um número de identificação do drone e a localização do piloto.
“O Remote ID funciona como uma placa eletrônica para drones, permitindo que qualquer pessoa curiosa sobre um drone no céu saiba mais sobre o que está fazendo”, disse Brendan Schulman, vice-presidente de políticas e assuntos jurídicos da DJI. “Em todo o mundo, as autoridades da aviação disseram que a identificação remota é a chave para permitir o uso mais complexo de drones e para resolver preocupações sobre segurança. A identificação remota direta por drone para telefone da DJI mostra que estamos comprometidos em fornecer uma solução que seja instantaneamente utilizável em todo o mundo sem nenhuma infraestrutura adicional. ”
A DJI demonstrou o sistema de identificação remota direta drone-to-phone em um parque em Montreal, Quebec, durante a terceira conferência anual Drone Enable da Organização Internacional de Aviação Civil. Os participantes usaram telefones padrão da Samsung, Google e Xiaomi para receber sinais WiFi Aware de um drone DJI Mavic Air e um drone DJI Mavic 2 Enterprise.
“Nossa solução direta de drone para telefone é uma solução fácil e simples para pilotos de drone. Eles poderão cumprir as expectativas do Remote ID simplesmente atualizando o software em muitos drones já em uso generalizado, sem nenhum custo ou equipamento extra ”, disse Javier Caina, diretor de padrões técnicos da DJI. “Por outro lado, soluções remotas de identificação que exigem que os pilotos adicionem equipamentos de telecomunicações, assinem um provedor de serviços de identificação, conectem-se a uma torre de celular ou comprem um plano de dados para seu drone criarão novos custos e barreiras para operações benéficas do drone. A solução drone-telefone direta da DJI usa os mais recentes avanços tecnológicos para tornar a conformidade remota de identificação o mais fácil e barata possível. ”
Os reguladores da aviação em muitos países estão adotando sistemas de identificação remota para drones como uma solução para preocupações com a segurança e a proteção dos drones. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) informou que divulgará uma proposta de identificação remota obrigatória até o final deste ano. O processo de elaboração de regras levará mais de um ano para ser concluído, mas um comitê da indústria da FAA instou os fabricantes a desenvolver sistemas de identificação remota voluntários nesse meio tempo. A Agência de Segurança da Aviação da União Européia (EASA) imporá requisitos de identificação remota em julho de 2020. O aplicativo e as atualizações de firmware de drones associadas usadas na demonstração da DJI nesta semana ainda não estão disponíveis para uso público, dependendo de orientações adicionais dos reguladores da aviação e publicação final de o padrão internacional ASTM.
“À medida que mais drones sobem aos céus todos os dias, a identificação remota aborda o interesse do público em entender o que está acontecendo no espaço aéreo”, disse Christian Struwe, diretor de políticas da DJI na Europa. “A implementação da identificação de drone diretamente para telefone da DJI ajuda a buscar isso, permitindo que os pilotos de drone transmitam uma descrição simples do objetivo de seus voos, para que qualquer pessoa com o aplicativo para smartphone possa entender que se está inspecionando um telhado, inspecionando um canteiro de obras ou executando outra tarefa benéfica com um drone. ”
O sistema da DJI foi construído para estar em conformidade com o próximo padrão internacional ASTM International para ID remota de drones de transmissão, desenvolvido durante um período de 18 meses por um amplo grupo de partes interessadas do setor e do governo. A solução usa o protocolo WiFi Aware para telefones celulares, que permite que os telefones recebam e usem os sinais de WiFi diretamente dos drones sem precisar concluir uma conexão bidirecional. Por não precisar se conectar a uma estação base WiFi, a uma rede celular ou a qualquer outro sistema externo, funciona em áreas rurais sem serviço de telecomunicações. Nos testes preliminares da DJI, os sinais do WiFi Aware podem ser recebidos a mais de um quilômetro de distância.
“O WiFi é a principal forma de conectar dispositivos na era moderna e estamos satisfeitos que o WiFi Aware da WiFi Alliance forneça uma solução confiável e praticamente gratuita para o ID remoto do drone que pode ser implementado em muitos drones com apenas uma atualização de software” disse o representante da WiFi Alliance, uma rede mundial de mais de 850 empresas. “A WiFi Alliance ajudará a facilitar a ampla colaboração do setor na implementação do WiFi Aware, pois esta solução é adotada por fabricantes e formuladores de políticas”.
A nova solução de identificação direta de drone para telefone é uma evolução da metodologia de transmissão lançada pelo DJI AeroScope, o sistema de identificação remota profissional introduzido pela primeira vez em 2017 para aeroportos, prisões, estádios e outros locais críticos protegidos por departamentos de polícia e outras agências governamentais. O AeroScope transmite a localização, altitude, velocidade, direção e número de identificação de um drone, bem como a localização do piloto, usando diferentes protocolos de rádio que podem ser recebidos a quilômetros de distância por receptores especiais desenvolvidos para as autoridades de segurança que mais precisam.
Enviar comentário