Primeiros helicópteros Leonardo AW169 aeromédicos entram em operação nos Estados Unidos
10 de novembro de 2019 2min de leitura
10 de novembro de 2019 2min de leitura
A Leonardo Helicopters anunciou na Air Medical Transport Conference (AMTC) que os primeiros helicópteros AW169 em configuração aeromédica entraram em operação nos Estados Unidos. Os três helicópteros AW169 EMS do Condado de Travis auxiliam os esforços de resgate no sul do Texas, cobrindo uma área com mais de 1,2 milhão de pessoas que inclui a cidade de Austin.
A STAR Flight é o único operador aeromédico de helicópteros 24/7 no Texas, e realiza resgates altamente especializados, incluindo transporte médico de emergência, resgate aquático, busca e salvamento, resgate em altura, combate a incêndio e reconhecimento aéreo.
O STAR Flight também transporta equipes médicas e pacientes neonatais, UTI pediátrica e obstetrícia de alto risco. A nova frota de AW169s do Condado de Travis está equipada com um guincho de resgate e um tanque ventral Simplex com capacidade para 300 galões para combate a incêndios.
O Condado de Travis, parte do Texas Hill Country, apresenta muitos desafios geográficos para a equipe de resgate. Chamado “Beco das Inundações Relâmpago”, é o local número um nos Estados Unidos para resgates de inundações repentinas. Com vários lagos e rios, o acesso às vitimas geralmente é difícil e remoto.
O helicóptero AW169 da Leonardo oferece mais potência e alcance do que os modelos de motores bimotores intermediários leves concorrentes. O AW169 possui um tamanho de cabine superior – transportando até dois pacientes e cinco tripulantes médicos, além de equipamentos de cuidados intensivos – com layouts internos flexíveis que fornecem acesso ao paciente em 360 graus.
As portas amplas oferecem carregamento suave e eficiente ao paciente, enquanto um compartimento de bagagem espaçoso armazena equipamentos e macas extras. Janelas grandes suportam saída de emergência e o recurso de motor inoperante oferece uma segurança excepcional.
A aviônica de última geração do AW169 inclui um sistema de controle de voo automático digital duplo de quatro eixos e um glass cockpit compatível com óculos de visão noturna, e um painel com três visores de 8×10 polegadas para reduzir a carga de trabalho do piloto. Com velocidade e resistência de sobra, o AW169 pode viajar até 440 milhas náuticas, navegar a mais de 160 nós e subir a 14.500 pés.
O modo de unidade de energia auxiliar (APU) permite que a cabine do AW169 permaneça “ligada” com as pás do rotor paradas, criando um ambiente seguro, silencioso e confortável para o atendimento, estabelecendo um novo padrão para operações aeromédicas com helicóptero nos Estados Unidos.
Com uma carteira de pedidos de mais de 200 AW169s feitos por clientes em todo o mundo para uma grande variedade de missões até o momento, a aeronave já foi selecionada por operadores de resgate e parapúblicos em vários países, incluindo Itália, Reino Unido, Japão, República da Coréia e Nova Zelândia para nomear um poucos.
Enviar comentário