Estudos apontam que o homem vive em média sete anos a menos que a mulher. A cada três mortes de adulto, duas são de homens.

Não é uma questão de gênero, não é saber quem é o mais forte, quem é o mais frágil. Homens e mulheres precisam cuidar da saúde, mas novembro é o mês dedicado a tratar com mais ênfase da do sexo masculino.

Quando foi a última vez que você fez uma visita ao médico? Ou melhor, quando foi a última vez que foi ao médico para um exame de rotina por livre e espontânea vontade, não porque sentiu dores ou foi praticamente obrigado por algum familiar a ir?

Movember - Saúde Masculina

Qual o objetivo do movimento Movember?

O movimento Movember nasceu em um pub na Austrália, em 2003, quebrando paradigmas para aproximar os homens dos serviços de saúde, especialmente os de atenção básica para prevenir todo o tipo de problema em qualquer fase da vida.

No país da Oceania, o termo ‘mo’ é uma gíria para a palavra em inglês moustache (bigode) e eles resolveram batizar a ação de Movember – em alusão ao mês de novembro.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há um pacto entre os participantes em deixar crescer seus bigodes como símbolo da campanha, onde durante o mês são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina e suicídio, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Movember

O que é Novembro Azul?

No Brasil, desde 2008, a campanha “Novembro Azul” alerta para a prevenção. Inicialmente voltada à temática do câncer de próstata, agora, além dela, o movimento vem quebrando paradigmas para aproximar os homens dos serviços de saúde, especialmente os de atenção básica para prevenir todo o tipo de problema em qualquer fase da vida.

“A campanha vem crescendo de maneira muito forte nos últimos anos e tem uma importância tão grande quanto a de mama. A doença (câncer de próstata) é perfeitamente curável, desde que detectada precocemente. A campanha visa alertar a população, principalmente a masculina, sobre a necessidade do exame periódico”, diz Geraldo Faria, coordenador da campanha Novembro Azul da SBU.

O Novembro Azul dá ao homem a chance de olhar para a própria saúde de uma forma integral. “É a oportunidade de identificar outros agravos da saúde masculina, é a porta de entrada para identificar, por exemplo, problemas cardiológicos, no trato urinário. Mas o cuidado tem de ser de novembro a novembro”, reforça Faria.

“O homem é mais displicente com sua saúde. Vai menos ao consultório, demora mais para retornar quando pede exame, se passamos um remédio ele luta para não tomar. São poucos os que aderem rapidamente ao tratamento. Se ele tem um derrame ou um enfarte, faz tudo direitinho. Ele precisa de um susto, mas o médico é eficaz antes do susto. Nosso papel é o de um vendedor de seguro de vida, temos que convencer a pessoa”, diz Carlos Alberto Machado, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Trata-se de uma descrição alarmante quando observados os números fornecidos pelo Ministério da Saúde. Das 665.551 mortes masculinas – contra 504.415 óbitos femininos – em 2011, 175 mil ou 26% foram causadas por doenças do aparelho circulatório, seguido de causas externas – crimes e acidentes de trânsito, por exemplo – (119 mil mortes), neoplasias – câncer e tumores – (98 mil mortes) e doenças do aparelho respiratório (66 mil mortes).

O que você tem de fazer?

Tome o controle da sua saúde e cuide-se:

VISITE REGULARMENTE OS AMIGOS & FAMÍLIA
Às vezes precisamos priorizar outros aspectos de nossas vidas, mas sempre se esforce para ficar conectado com seus amigos – faz bem para você e para eles também.

MEXA-SE
A melhor coisa que você pode fazer para sua saúde é ser ativo. A maneira como você deseja se mexer depende de você. Você pode malhar na segunda, dar uma corrida no almoço na terça, jogar futebol na quarta e andar de bike na quinta, você que decide! Nenhum desafio é pequeno ou grande demais.

CONVERSE SOBRE AS GRANDES QUESTÕES DA VIDA
Terminar um relacionamento, perder um emprego, problemas financeiros ou se tornar pai são grandes momentos na vida de um homem. É importante entender os impactos desses momentos e saber que é bom conversar sobre eles para lidar com essas mudanças.

CONHECIMENTO É PODER
Seu histórico familiar é uma das ferramentas mais poderosas para entender sua saúde. Ele afeta seus riscos de desenvolver câncer, diabetes, doenças cardíacas, derrame, entre outras. Tudo começa com uma conversa; converse com sua família e observe quais doenças que os seus parentes diretos tiveram. Aprenda sobre os parentes que já se foram também.

SE VOCÊ PERCEBER ALGO, FAÇA ALGO
Você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Se você sentir que algo não parece estar bem, não fique esperando que isso passe, vá ao médico e verifique do que se trata. A detecção precoce é o fator mais importante para se tratar os grandes problemas de saúde.

Saiba mais sobre o MOVEMBER