Pernambuco – O Grupamento Tático Aéreo do Estado de Pernambuco (GTA/PE) vem realizando missões de levantamento de imagens com uso da câmera FLIR (Forward Looking  Infra Red), nos litorais sul e norte do Estado, até o limite com o Estado de Alagoas .
IMG-20191017-WA0032
A missão teve a finalidade de localizar possíveis manchas de petróleo em zonas costeiras, plotar as coordenadas geográficas, bem como gravar as imagens e repassar as informações para embarcações que farão as devidas contenções, evitando a proliferação do óleo .
A operação faz parte do programa de monitoramento permanente do Governo do Estado com as manchas de óleo, que já foram registradas em todos os Estados da região nordeste do país,  cuja origem ainda é desconhecida .
A operação contou com um técnico da Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH) a bordo da aeronave Defesa 01.
Fazem parte do comitê permanente de monitoramento o Governo do Estado, através das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo e Lazer e Defesa Social, além do IBAMA, Capitania dos Portos – Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
 “Operações como essas são necessárias para evitar maiores danos ao ecossistema marítimo e,  em se tratando desse tipo de missão, o emprego da aeronave de asas rotativas (helicópteros) na captação de imagens, é indispensável “, disse o Comandante da Operação .