Canal ASA visita o Batalhão de Aviação da Brigada Militar
13 de outubro de 2019 1min de leitura
13 de outubro de 2019 1min de leitura
Rio Grande do Sul – Em 21 de setembro de 2019, o Canal ASA (Aviation, Space & ATC), do Youtube, por meio do seu fundador Robert Zwerdling, realizou uma matéria a respeito Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Durante a visita do canal foi possível conhecer um pouco as instalações físicas, as atividades desenvolvidas, aeronaves empregadas, a preparação e a forma de atuação da Unidade Aérea Pública. Da visita, o canal ASA produziu o episódio 131 denominado Guardiões do Ar!
A história do grupamento remonta à década de 20, bem antes da inauguração do aeroporto que atende atualmente a capital gaúcha. O serviço de policiamento aéreo foi regulamentado em 28 de maio de 1923 e os primeiros voos foram operados com dois aviões franceses “Breguet 14”.
As aeronaves receberam a identificação BM-1 e BM-2 e o campo de aviação foi instalado na várzea do Gravataí, operando uma pista de 600 metros. O serviço de aviação tinha como tarefa, observar a movimentação das tropas do Estado, fazer o reconhecimento do terreno e prestar informações durante a Revolução de 1923.
Entretanto, poucos meses depois, o destacamento suspendeu operações devido a um grave acidente, e que só foram retomadas 63 anos depois, em 22 de setembro de 1989. A atual designação, “Batalhão de Aviação da Brigada Militar”, foi estabelecida em 14 de abril de 2010.
O hangar está localizado na área de aviação geral na ala sul do Aeroporto Internacional Salgado Filho, e abriga dois helicópteros de última geração Koala AW 119 KX, adquiridos em 2015 nos Estados Unidos, e ainda dois helicópteros Helibras AS 350B “Esquilo”, e um King Air 200 GT, fabricado no ano 2000, utilizado para transporte de autoridades e de órgãos para transplante.
Vale destacar que os helicópteros são deslocados durante o verão para atender o litoral gaúcho, na chamada “Operação Golfinho”, e utilizam como base o aeroporto de Capão da Canoa, que também abriga a sede do Centro de Formação Aero Policial (CFAER), e tem como equipamentos, dois helicópteros Schweizer 300 CBi, uma aeronave monomotora Embraer 710 “Carioca”, e um bimotor Piper Aztec, todos utilizados para formação de tripulantes policiais militares.
Enviar comentário