PF indicia homem por sobrevoo de drone no Aeroporto Internacional Salgado Filho
24 de setembro de 2019 1min de leitura
24 de setembro de 2019 1min de leitura
A Polícia Federal indiciou um homem por atentado contra a segurança de transporte aéreo e por expor a vida ou a saúde de alguém a perigo direto e iminente, após ele ser apontado como responsável por operar um drone (veículo aéreo não tripulado) no espaço aéreo do Aeroporto Internacional Salgado Filho na noite de 19 de março de 2018.
O inquérito foi concluído na última terça-feira (10/09). Segundo a PF, durante a investigação foram coletadas evidências que levaram à identificação. O homem foi enquadrado nos artigos 261 e 132 do Código Penal, cuja pena varia de multa até cinco anos de prisão.
No relatório final, a PF solicita autorização à Justiça Federal para compartilhar documentos colhidos durante a investigação com o Destacamento de Controle de Espaço Aéreo (DTCEA), para fins de análise da instauração de procedimento administrativo para imposição de multa, que poderá ser norteada pelos transtornos causados à aviação civil.
A Fraport, empresa que administra o aeroporto, relatou à época que foram avistados dois drones entre 18h57 e 19h39 perto da pista de decolagem e aterrissagem.
Treze voos atrasaram. Cinco deles foram desviados para outros aeroportos, e os passageiros precisaram concluir o trajeto até a capital gaúcha por ônibus.
Enviar comentário