Mato Grosso – Desde a segunda-feira (02/09), duas aeronaves Air Tractor AT-502B, da Americasul Aviação Agrícola, voltaram a combater incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, após um novo pedido de apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

44775_resize_620_380_true_false_null

Os aviões estão operando em conjunto com duas aeronaves AT-802F do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do Estado, junto com 45 bombeiros militares, 20 homens do Exército e 20 brigadistas do ICMBio em solo.

A Americasul já havia participado, também com dois aviões, de operações para extinguir focos na área entre os dias 15 e 19 de agosto. Em seguida, enviou quatro aviões para Rondônia, que seguem operando contra chamas em parceria com bombeiros e a Força Aérea Brasileira. Com a volta do fogo (e dos aviões) ao parque mato-grossense, a empresa – que possui convênio com o ICMBio para esse tipo de operação, tem agora seis aeronaves envolvidos em ações contra incêndios na Amazônia Legal.

Em outra frente, a Aerotex Aviação Agrícola, de Rio Verde, Goiás, segue operando com uma Brigada Aérea a serviço de produtores rurais, em um projeto cujo lucro será revertido para entidades filantrópicas do município. As operações começaram em julho e vão até o final deste mês, cobrindo o sudoeste goiano.

Já em São Paulo, depois de dois dias e mais de 80 lançamentos de água contra chamas, a Imagem Aviação Agrícola completou a missão em uma reserva ambiental na região de Araçatuba, no final de semana. A ação mobilizou ainda um helicóptero Esquilo do Esquadrão Águia, da Polícia Militar, e cerca de 40 homens do corpo de Bombeiros.