PCERJ cria grupo para definir normas de utilização de drones e helicópteros
20 de julho de 2019 1min de leitura
20 de julho de 2019 1min de leitura
Rio de Janeiro – Representantes da Secretaria Estadual de Polícia Civil do Rio de Janeiro vão formar um grupo de trabalho para definir normas sobre o uso de veículos aéreos não tripulados (VANT’s), helicópteros, veículos blindados e snipers (atiradores de elite). É o que prevê uma resolução da pasta publicada na terça-feira (16/07) no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o texto, o objetivo é que o grupo possa “interagir” com integrantes do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp) do Ministério Público do Rio (MPRJ) e estabelecer normas relativas às rotinas das operações policiais.
A promotora de Justiça e coordenadora do Gaesp, Andréa Amin, explicou que a publicação da medida pela Polícia Civil ocorre no âmbito de um inquérito civil do MPRJ que trata do sucateamento da corporação.
Segundo a promotora, com o avançar do investigação, foi constatado ser necessário que alguns procedimentos adotados pela polícia passassem a ser normas, e que essas definições podem ajudar a instituição como um todo.
“É uma construção conjunta. Por isso, foi estabelecida uma agenda determinando como serão certas normativas. Por exemplo, a preparação de operações, fluxogramas obrigatórios… Isso pode ser útil para o policial e para a corregedoria [da Polícia Civil]. E também possibilita maior controle social, público e da própria polícia”, esclareceu a promotora.
Farão parte do grupo de trabalho o subsecretário de Planejamento e Integração da Polícia Civil; um representante da Subsecretaria de Inteligência e o coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
A resolução estipula, ainda, que a cada 30 dias o grupo elabore um relatório de atividades enquanto a força-tarefa estiver desenvolvendo trabalhos em conjunto com o Gaesp.
Enviar comentário