GAM/RJ com apoio do DECEA faz levantamento topográfico in loco do aeródromo com Aeronaves Remotamente Pilotadas
20 de junho de 2019 1min de leitura
20 de junho de 2019 1min de leitura
Rio de Janeiro – Com vistas ao aprimoramento técnico e operacional, o Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NuRPAS) do Grupamento Auromóvel (GAM) realizou, com o apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Levantamento Topográfico in loco do Aeródromo (SJPM).
A manobra, sob coordenação do 1° Ten PM Mazarino, chefe do NuARP, ocorreu sábado (15/06), tendo como resultado final o mapeamento do Heliponto.
Todo Aeródromo ou Heliponto deve possuir Superfícies Limitadoras de Obstáculos (OLS) e, em prol da manutenção da segurança e regularidade das operações, a Administração Aeroportuária Local (AAL), na figura do Tenente Coronel PM Rogério Cosendey Perlingeiro, Comandante do GAM, manifestou interesse, junto ao DECEA, para que fosse firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), objetivando a apresentação do Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto (PBZPH), sendo imprescindível a efetivação desse mapeamento.
A operação contou com a presença do Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho, chefe da Divisão de Coordenação e Controle do DECEA, bem como do 1° Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Eduardo Araújo da Silva, responsável pelo setor de Aeródromos do Departamento.
O próximo passo será a compilação das imagens geradas com o uso dos DRONES, e entao a consequente padronização do Plano Básico, em virtude dos obstáculos no entorno do Heliponto. O que se vislumbra é a propositura de um perfil para pousos e decolagens mantendo-se a segurança operacional.
“O uso do RPAS, para o trabalho que realizamos no GAM, foi uma comprovação de que essa tecnologia, bem aplicada, traz economicidade e rapidez, pontos essenciais pra o contexto da Segurança Pública e Social”, ressaltou o Soldado PM D. Monteiro, Tripulante Operacional e membro do NuRPAS.
Os alinhamentos continuarão sendo feitos entre a PMERJ e o Comando da Aeronáutica, para que o Grupamento possa garantir o apoio aéreo para toda a população do Estado.
O GAM tem como previsão Programas de Capacitação na área de DRONES, e realizará ainda neste mês mais um módulo para Operadores de RPAS.
Enviar comentário