Minas Gerais – No dia 10 de junho, a vítima Josely Dutra Magalhães, do Espírito Santo, se encontrava no Pico do Ibituruna, local conhecido intencionalmente como ponto turístico de voo livre e um dos locais da competição internacional da categoria localizado na cidade de Governador Valadares/MG.WhatsApp Image 2019-06-11 at 21.54.29

Após o salto de parapente do local, o esportista caiu na mata ficando pendurado no penhasco pelo equipamento. O salto ocorreu por volta das 17h, e devido a falta de visibilidade noturna, o apoio da aeronave para o resgate ficou comprometido.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a descida de rapel durante a noite, chegando até a vítima, onde foi constatando o óbito da mesma.

Logo ao amanhecer, o apoio da aeronave continuava restrito devido a grande concentração de nuvens impedindo o acesso da mesmo ao local de resgate.

WhatsApp Image 2019-06-11 at 21.54.31 (2)

Por volta das 12h em operação integrada entre PM e Bombeiros, foi realizado um rapel da aeronave com a maca Sked e prancha rígida, para acesso a local de resgate, imobilização e preparação para retirada do corpo do local.

Com o corpo estabilizado para transporte, foi solicitado o apoio da aeronave Pégasus 09 da PMMG para a realização da retirada do corpo através da técnica de Macguire.

Após a retirada do corpo e o devido encaminhamento do mesmo ao IML local, os tripulantes da aeronave Pégasus 09 ainda realizaram a retirada dos Bombeiros Militares que desceram com os equipamentos para estabilizar a vítima do local do resgate.

A operação finalizou com sucesso, em ações integradas entre Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, destacando a importância do briefing antes de início dos trabalhos, que  definiram as ações e procedimentos a serem adotados.

momento da descida para efetuar o resgate na encosta:

 

momento da retirada esportista da encosta: