Equipe aeromédica distrai bebê com desenho da peppa pig em voo
10 de junho de 2019 1min de leitura
10 de junho de 2019 1min de leitura
Paraná – A equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) usou a criatividade no transporte aéreo para acalmar um bebê de um ano e quatro meses que precisou ser levado de Cianorte (Noroeste) a Sarandi (Região Metropolitana de Maringá). O voo durou 15 minutos e aconteceu na segunda-feira (03/06).
O médico de voo do resgate aeromédico do Samu, Maurício Lemos, conta que o garoto, Peterson, estava internado em Cianorte com pneumonia, em uma unidade hospitalar com pouca estrutura emergencial. Como a doença estava evoluindo com complicação, pela gravidade, foi solicitada uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e remoção aeromédica.
O menino estava com muita falta de ar e instabilidade respiratória, segundo Lemos. A equipe o estabilizou, com a mãe dele ao lado, e ele ficou quietinho. No entanto, a aeronave, por ser de resgate, não tem configuração para acompanhantes.
“Quando fui colocar a mãe na viatura e deslocar com a aeronave, ele começou a chorar muito. Nesse momento, com a pneumonia, com todo o quadro clínico que ele apresentava, o choro aumentava a falta de ar e caía a oxigenação dele, a saturação de oxigênio. E isso poderia evoluir para uma insuficiência respiratória e precisaria ser entubado”, explicou o médico.
“Então eu tinha que montar uma estrutura. Tentei balãozinho de luva, conversar, pegar no colo, mas não deu. E aí pensei na Peppa na hora. Por causa da questão de casa. Ou é Peppa ou é Galinha (Pintadinha), ou Ben e Rolly… E ele acalmou na hora, foi uma das estratégias para estabilizá-lo, além de toda monitorização oxigenação, controle rigoroso com transporte de uma criança grave, e foi uma das chaves para o sucesso do transporte. Então, foi bem legal”, afirmou.
Enviar comentário