Cessna 210 apreendida pela PF é doada ao CIOPAER/Tocantins
10 de junho de 2019 2min de leitura
10 de junho de 2019 2min de leitura
A Polícia Militar do Tocantins recebeu na manhã de quarta-feira (05/06) a doação de uma aeronave e de um caminhão-tanque para abastecimento de aeronaves da Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER). A entrega foi feita no Hangar do Estado, no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues.
A aeronave foi batizada, como é de tradição da aviação, por um arco de água de dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndios do aeroporto de Palmas. E também foi abençoada pelo padre Paulo Frade e o pastor Niobey Aier.
A aeronave Cessna 210 foi apreendida pela Polícia Federal numa operação em 2015. Devido a seus estado de conservação e performance foi pleiteada por diversos estados, sendo que a proposta do Governo do Tocantins para utilização na segurança pública foi a aceita. O modelo é ideal para grupamentos policiais, sendo um avião versátil com baixo custo de manutenção.
O monomotor tem capacidade para transportar seis pessoas e voar em linha reta horizontal acima dos 300 km por hora, detém ainda autonomia de até nove horas de voo ininterrupto, possibilitando execução de operações policiais imediatas e rápido apoio aos locais mais longínquos do estado.
A doação do caminhão tanque-abastecedor, cuja capacidade é de 400 litros, para Companhia Independente de Operações Aéreas (CIOPAER), faz parte de um projeto do Governo do Tocantins de reaparelhamento da Secretaria de Segurança Pública.
No final do evento, o vice-governador do estado, Wanderley Barbosa, disse estar alegre com o momento atual vivenciado, com o aparelhamento e incremento da segurança pública. “Não há outra maneira de combater a criminalidade sem a capacitação e aparelhamento da segurança pública”, afirmou.
O veículo foi adquirido por meio de recursos do convênio nº 853683/2017, entre os governos federal e estadual. Com essa doação, o CIOPAER terá sua autonomia da aeronave aumentada a fim de suprir as demandas para o fornecimento de combustível, além das sedes que são Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso.
Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio de Brito Maia Neto, a segurança pública exercida de maneira eficiente resulta em um trabalho da justiça também eficiente.
Para o poder judiciário, é mais que um dever colaborar com as polícias para que a justiça tenha bons trabalhos no combate às drogas, fortalecendo cada vez mais a segurança do estado.
Na ocasião, o Secretário de Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, disse que o recebimento de mais uma aeronave e de um caminhão tanque para o abastecimento destas fortalece em muito as ações das polícias.
Enviar comentário