BOA/CBMMG ministra palestras no ENAVSEG e ganha prova de Competição Nacional de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública
01 de junho de 2019 2min de leitura
01 de junho de 2019 2min de leitura
Militares do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) ministraram palestras no Evento Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG) e os tripulantes operacionais do BOA ganharam a prova de salvamento em altura na Competição Nacional de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública. O evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 27 a 31 de maio.
O Comandante do BOA, Tenente-Coronel Alexandre ministrou duas palestras sobre as operações aéreas em Brumadinho, destacando a segurança de voo e a integração aérea dos órgãos que apoiaram o CBMMG nas operações de busca.
“É de extrema importância compartilhar os detalhes de operações complexas como a de Brumadinho, principalmente voltada para profissionais da aviação, para que os aprendizados sejam disseminados, assim como as dificuldades e como elas foram trabalhadas para que as operações aéreas ocorressem em segurança”, destaca o Comandante do BOA.
Mais duas palestras tiveram a participação de bombeiros do BOA. O piloto, Capitão Kleber, proferiu uma apresentação sobre o uso das aeronaves remotamente pilotadas (RPA), conhecidos como drones, nas ocorrências do CBMMG.
Já o tema da utilização e operação do guincho nas aeronaves foi explanada pelo Capitão Penido, piloto do BOA.
O Encontro foi direcionado para pilotos, tripulantes e mecânicos de aeronave e profissionais de aviação de segurança pública de todo país e contou com representantes de quase todos os Estados. Os temas abordados neste ano foram: operações aéreas policiais, operação aéreas de resgate e aeromédico, manutenção de aeronaves, segurança de voo, aeronaves remotamente pilotadas e gestão e integração.
Competição Nacional de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública
Neste ano o ENAVSEG deu início as competições entre tripulantes operacionais e mecânicos de aeronave, como forma de estimular a troca de conhecimento e integrar as equipes de todos os Estados.
O torneiro de tripulantes foi realizado com três provas: aquática, salvamento em altura e tiro tático. O BOA enviou duas duplas de competidores e saiu vitoriosa na competição de salvamento em altura, com os Sargentos Deusdeth e Muniz, que servem na 2a Companhia do BOA, em Varginha.
A prova consistiu na simulação de um rapel em aeronave, o atendimento pré-hospitalar de uma vítima, a imobilização em maca tipo envelope e a ancoragem da maca na aeronave. Os tripulantes vencedores realizaram a prova em 3 minutos e 45 segundos.
O próximo ENAVSEG será realizado ano que vem, em local e data ainda a serem definidos pela organização.
Enviar comentário