Parceria entre Estado e Santa Casa de Campo Grande aumenta chances de pacientes na fila dos transplantes
28 de fevereiro de 2019 1min de leitura
28 de fevereiro de 2019 1min de leitura
Mato Grosso do Sul – Uma parceria entre o Governo do Estado, através da Aviação da Casa Militar e a Santa Casa de Campo Grande está possibilitando que órgãos doados, possam ser captados, e trazidos para a Capital, atendendo a pacientes que aguardam por transplantes.
Desde o início do ano as aeronaves que integram o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e a Aviação da Casa Militar, já realizaram cinco missões, o que corresponde ao transporte de aproximadamente 20 órgãos para transplantes. O Coordenador de Transporte Aéreo da Casa Militar, Coronel Adalberto Ortale Junior explica que como resultado da parceria até mesmo o transplante de coração pode voltar a ser feito na Capital.
A frota aérea do Estado é composta hoje por três aeronaves – um Sêneca e um Cessna para atividades civis, um King Air à disposição do governador, além de duas aeronaves da Sejusp. Segundo o Coronel a intenção é melhorar a infraestrutura de voos para atender às demandas de Transplantes (CET).
O coordenador da OPO – Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa de Campo Grande, Rodrigo Correa, explicou que quanto mais rápido é feita a captação maior a chance do transplante ser bem sucedido.
Antes, devido à dificuldade para o transporte, os órgãos eram ofertados para a Central Nacional de Transplantes, e as equipes vinham fazer a retirada com aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com avião fretado ou voo comercial. Atualmente as captações são realizadas nos municípios de Dourados e Três Lagoas, onde existem as Comissões Intra-hospitalares, e atendem aos sul-mato-grossenses.
Enviar comentário