Policiamento no carnaval terá uso de drones e helicóptero em Fortaleza/CE
20 de fevereiro de 2019 2min de leitura
20 de fevereiro de 2019 2min de leitura
Ceará – Com aumento de 30% do efetivo em relação ao ano passado, a Polícia Militar (PM) deve disponibilizar 145 agentes de segurança por turno nos polos de Carnaval em Fortaleza. Começando na sexta-feira, 1º de março, e seguindo até a terça-feira, 5, a festa deve ocorrer em sete pontos oficiais na Capital.
O efetivo da PM contará com agentes a pé, cavalaria e viaturas. Além disso, drones e helicóptero devem ser usados para visualizar multidões.
“Muitas vezes o policial não consegue enxergar o que está acontecendo no meio da multidão. Por isso, o drone será usado para melhorar essa visualização e repassar as imagens para o posto de comando”, diz o coordenador de operações do órgão, coronel George Benício.
Cada evento terá um equipamento disponível. A aeronave também será utilizada com a mesma finalidade. Na chegada dos foliões, no momento de maior fluxo de pessoas e na hora da saída das festas, o helicóptero deve sobrevoar os polos.
Locais com maior concentração de pessoas, como o Aterro da Praia de Iracema e a avenida Domingos Olímpio, terão atenção maior das forças policiais.
No Aterro, serão 50 PMs a pé, três viaturas e quatro integrantes da cavalaria, totalizando 57 agentes. Já na Domingos Olímpio, serão 51 policiais fazendo a segurança da população. O Mercado dos Pinhões ganhará reforço policial, devido ao crescente número de pessoas que escolhem o polo para se divertir.
Os policiais chegarão aos polos carnavalescos com duas horas de antecedência e só sairão do local após uma hora do encerramento do evento.
Também atuando na segurança da festa, a Guarda Municipal disponibilizará 392 servidores e 23 viaturas. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) contará com efetivo diário de 158 agentes do órgão, lidando com bloqueios e desvios feitos próximo aos polos.
Dicas de segurança para foliões
De acordo com o coronel, pequenos furtos e roubos são os crimes mais registrados durante o Carnaval.
Por isso, ele indica que os cidadãos levem apenas o necessário para a festa, como dinheiro em espécie e documento de identificação. Evitar exibir celular ou joias de grande valor nas multidões é uma das dicas do PM.
Ele também aconselha o uso do transporte público, táxis ou serviço de caronas para chegar aos polos.
Enviar comentário