Bahia – Na manhã do dia 8 de fevereiro, às 10h, no hangar do Grupamento Aéreo (GRAER), foi realizada a última solenidade de encerramento do VI Curso de Operador de RPAS (CORPAS), capacitação prevista nas Normas para Planejamento e Conduta da Educação (NPCE), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), para o ano de 2019.


As turmas 3 e 4 do VI CORPAS foram compostas por integrantes da Polícia Militar (PMBA) e da Polícia Civil da Bahia (PCBA); da Polícia Militar dos Estados de São Paulo (PMESP), Pernambuco (PMPE) e Sergipe (PMSE); de militar da Força Aérea Brasileira (FAB) e de componentes da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM); de servidores da Controladoria Geral da União (CGU); da Receita Federal do Brasil (RFB); e também do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

No âmbito do Estado da Bahia, participaram, ainda, integrantes do Ministério Público (MPBA), da Casa Militar do Governador (CMG), da Superintendência de Telecomunicações da SSP (STELECOM), da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), da Companhia de Desenvolvimento Urbano (CONDER) e do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC).

A concorrida solenidade contou com a presença do Exmo. Sr. Lucas Teixeira Costa, Secretário de Agricultura do Estado da Bahia; do Cel PM Uzeda, Comandante de Operações da PMBA; do Cel PM Sturaro, Cmt do Policiamento Especializado da PMBA; do Cel PM Lázaro, Superintendente de Prevenção à Violência da SSP; do Sr. Alisson Carvalho, Inspetor-Geral da Guarda Civil Municipal de Salvador, Maj Av Ciro, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo – Salvador; da Drª Maria do Carmo Freaza, Procuradora do Estado; do Dr. Bruno Alves, Diretor-Geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária; da Srª Conceição Alban, Chefe do Escritório de Pesquisa e Investigação da Receita Federal do Brasil na 5ª Região Fiscal, entre outras autoridades.

O CORPAS é uma ação centralizada pelo GRAER que já capacitou 365 operadores, gestores e influenciadores, desde 2017. Nesta semana, os 50 alunos do curso concluíram um ciclo de experiência, iniciado no dia 8 de janeiro, que os dota dos conhecimentos necessários para realizar uma operação diferenciada pela segurança e pela produtividade.