Drones não autorizados atrapalham buscas em Brumadinho/MG
30 de janeiro de 2019 1min de leitura
30 de janeiro de 2019 1min de leitura
Drones não autorizados e tentativas de resgates por civis em áreas perigosas estão atrasando e colocando em risco à vida de bombeiros, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, os drones devem ser mantidos longe do local de buscas, o que chamam de área quente, já que está atrasando a busca por sobreviventes e corpos em toda a área.
— Por mais de uma vez, nossas aeronaves tiveram que fazer manobras de emergência em decorrência da aproximação não autorizada de drones. Esse tipo de prática coloca em risco não só a vida daquelas pessoas que estão na operação como, especialmente, atrapalha a operação. Nós pedimos, mais uma vez, para que as pessoas se abstenham de utilizar esse tipo de equipamento.
Ainda segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foram instaladas antenas que localizam de onde está vindo o sinal dos drones. “Hoje nós tivemos um problema com um drone não autorizado que estava sobrevoando a área. Ele caiu e quase atingiu uma equipe de buscas. Se esse equipamento cair em alguém, pode causar um acidente muito grave”, disse.
O responsável pelo drone foi localizado e detido pela Polícia Federal.
Segundo o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, qualquer objeto que se desprenda do chão e possa se sustentar na atmosfera deve respeitar as regras de acesso ao espaço aéreo brasileiro, inclusive os não tripulados.
O artigo 261, do Código Penal, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem “expuser a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea”. A lei também determina pena de detenção de três meses a um ano nos casos em que se coloquem em perigo a vida ou a saúde de terceiros.
O Artigo 35 do Decreto-Lei das Contravenções Penais prevê que quem pratica acrobacias ou faz voos baixos, fora da zona permitida em lei, bem como fazer descer a aeronave fora de lugares destinados a essa finalidade, também pode ser submetido a prisão simples e multa.
Enviar comentário