GRPAe da PMESP completou 26 anos
17 de agosto de 2010 1min de leitura
Em 15 de agosto de 1984, no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado realizou a entrega de dois helicópteros HB 350 B, modelo Esquilo, um para a Polícia Militar e outro para a Polícia Civil; nesta data foi criado, a título experimental na PMESP, o GRPAe.
Definitivamente, em 27 de dezembro de 1985, através do Decreto N° 24.572, o GRPAe foi incluído na Organização da Polícia Militar, sendo considerado órgão especial de execução e subordinado diretamente ao Subcomandante da Polícia Militar.
Em 21 de agosto de 1998, o Decreto Nº 43.403 deu nova denominação ao GRPAe da Polícia Militar, passando a denominar-se GRPAe – “João Negrão”, em homenagem ao então Tenente da Força Pública João Negrão que, como copiloto do avião “JAHU”, realizou, em 1927, a travessia do oceano atlântico.
A criação do GRPAe não é o único motivo de tanta festa, mas também sua expansão e sua confirmação como uma Organização de Aviação de Segurança Pública digna de respeito e que presta um serviço de qualidade à sociedade paulista.
Hoje o GRPAe conta com uma frota de 20 helicópteros e 6 aviões, cerca de 80.000 horas voadas e mais de 170.000 missões realizadas, além de 10 Bases de Radiopatrulha Aérea, policiais militares qualificados, entre pilotos, tripulantes operacionais, médicos, enfermeiros, mecânicos, apoio administrativo, além daqueles que, após terem cumprido sua missão ao longo de 30 anos, ainda auxiliam no desenvolvimento da Unidade.
Aqui vale lembrar que a descentralização, hoje materializada, foi um trabalho que iniciou no início da década de 90 com o Cel PM Ref Gerson Vitória, e hoje é uma realidade. Dia 18/08/2010 inaugura-se a décima Base de Radiopatrulha Aérea na cidade de Piracicaba. Uma conquista.
No aniversário estiveram presentes diversas autoridades civis e militares e puderam acompanhar, além da festa, a passagem de comando do Ten Cel PM Júlio Shergue ao Ten Cel PM Marco Antônio Severo Silva, novo Comandante do GRPAe. A solenidade foi presidida pelo Cel PM Eduardo Felix de Oliveira.
Aqui fica um agradecimento a todos aqueles que forjaram tão nobre Unidade para tão nobre missão.
Confira as fotos do evento
Enviar comentário