Cel PM Clarisse Antunes Barros
Comandante do Grupamento Aeromovel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no período de Nov/16 a Set/18.
Aluna MBA Administração Estratégica da Universidade Estácio de Sá

Em 04 de novembro de 2016 um ciclo se iniciou com a atualização do Regimento Interno do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro- GAM, nunca antes atualizado.

A criação da Seção de Saúde Ocupacional, que possibilitou a realização de palestras educativas sobre prevenção e saúde, controle diário da saúde do policial do GAM, acompanhamento psicológico do efetivo ativo e das famílias de nossos vitimados do Grupamento; bem como o desenvolvimento de pesquisa de aferição de danos a saúde dos profissionais do efetivo do GAM com relação à ruídos e vibrações a bordo, realizado por orientador cursado em Harvard e aluna do Curso de Higiene Ocupacional, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Cel PM Clarisse Antunes Barros Comandante do Grupamento Aeromovel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – GAM no período de Nov/16 a Set/18. Aluna MBA Administração Estratégica da Universidade Estácio de Sá

A Implantação da Base Avançada do GAM no 3º CPA – Baixada Fluminense  possibilitando a aplicação do Radiopatrulhamento Aéreo com foco principal na redução de vitimização de policiais e índices criminais em roubo de carga e veículos na Baixada Fluminense com expansão em projeto para Base Avançada na Região Serrana e Zona Oeste;

O Credenciamento do Hospital da Polícia Militar de Niterói como Unidade de Saúde autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realização de exames e expedição de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de pilotos, tripulantes operacionais e mecânicos do GAM, gerando redução de aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) em exames, anteriormente pagos pela PMERJ;

A Atualização dos POPs – Padrão Operacional de Voo como Plataforma de Observação – imageador e Voo como Plataforma de tiro embarcado e transporte de tropa;

O Acréscimo sem ônus à Polícia Militar de categoria “público de instrução”- PIN ao Registro Aeronáutico Brasileiro das aeronaves Fênix 02 e 08, anteriormente utilizadas somente em operações policiais, desta forma aumentando a capacidade operacional, propiciando continuidade sem interrupção na formação prática de novos pilotos na Escola de Aviação da Polícia Militar-ESAV, o que possibilitou o início da formação prática de nossos alunos pilotos do Concurso Teórico de 2014.

O Curso de documentação técnica de aeronaves para oficiais e praças do Controle de Documentações Técnica das Aeronaves que possibilitou melhor gestão de contratos com adequado controle na aplicação de recursos públicos e incentivo ao profissional mecânico de aeronave, com a atualização das habilitações junto a Agência Nacional de Aviação Civil à realização de inspeções nas aeronaves até 100 horas realizadas com efetivo de mecânicos do GAM, que já estão prontos para avançar para as inspeções de 150 horas de voo, valorizou não só as competências proporcionadas pela Polícia Militar através de capacitações, mas também as competências trazidas para a Corporação que foram fundamentais para os resultados alcançados com melhores práticas de  gestão dos  contratos e de pessoas, possibilitando além da redução de custos em médio prazo de R$ 2 milhões de reais.

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O Treinamento de Emergência Real de Aeronaves AS 50 (Esquilo) para 30 pilotos, em Minas Gerais, no fabricante das aeronaves, que possibilitou a simulação de manobras de emergência em casos de panes em voo, aumentando o nível de segurança das operações aéreas e o Treinamento em Simulador de voo do Comando de Aviação do Exército em Taubaté;

A Criação do Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas – NUARP que possibilitará a orientação, a todo efetivo da Polícia Militar, com relação à atuação na prevenção e combate à crimes com utilização de “drones”, ocorrência a cada dia mais frequente na rotina de patrulhamento de policiais militares. Integrantes do efetivo do GAM foram capacitados como Operadores de “Drones” no Grupamento Aéreo da Bahia, referência nacional no uso de aeronaves remotamente pilotadas- ARP, concedendo ao GAM título de melhor desempenho no Curso de Operador. Estes servirão de multiplicadores, capacitando policiais de unidades operacionais da Polícia Militar ao emprego adequado de Drones na Segurança Pública sem que representem risco a aviação no Estado do Rio de Janeiro.

A Criação de critérios de divulgação dos feitos e realizações da equipe GAM em redes sociais como forma de valorização das missões executadas pelo efetivo serviu de ferramenta estratégica em comunicação com foco no público interno e externo.

O Projeto de aproximação e conscientização realizado com integrantes do Ministério Público, com visitas orientadas ao Grupamento Aeromóvel.

A Criação do Conselho de Tripulantes Operacionais com o objetivo de estimular a autoavaliação técnica da equipe e o aprimoramento que se traduzem em adequada consciência situacional, melhor gerenciamento de cabine das missões desempenhadas e   formaliza um canal oficial de comunicação do Comando com os Tripulantes Operacionais.

A Proposta de alteração no Decreto de Gratificação de Mecânicos e Tripulantes Operacionais para que todo efetivo do GAM seja contemplado, nos moldes já praticados para as demais unidades do Comando de Operações Especiais – COE ( BOPE, CHOQUE, BAC), que em razão do período de ajuste fiscal deverá ser novamente pleiteado pelos próximos Comandos.

Contemplando não só o efetivo do Grupamento estão as medidas de Inclusão de Oficiais Pilotos da Reserva Remunerada da Polícia Militar nos critérios de seleção do Banco de Talentos da Secretaria de Segurança Pública, possibilitando que os mesmos concorram às vagas de instrutores dos Cursos Teóricos da Escola de Aviação da Polícia Militar, como forma de respeito e valorização ao conhecimento técnico destes profissionais como também a Oficialização no Regimento Interno do GAM dos critérios para o aproveitamento do piloto da Ativa, denominado “ASA” (piloto que não faz mais parte do efetivo da unidade), gerando melhor gestão de recursos humanos com capacitação técnica.

Alguns projetos em andamento com o Gabinete de Intervenção como a Aquisição de aeronaves, Unidade de Abastecimento Móvel, Sistema de Transmissão de Imagens; armamentos, equipamentos em altura, carro de comando e controle; equipamentos de proteção dentre outros bem como a transferência da Base do Grupamento Aeromóvel para a Barra da Tijuca, sem desativar a base Niterói, possibilitando o aumento do nível de Segurança Operacional com a devida mitigação dos riscos.

As iniciativas de gestão implantadas desencadearam um CICLO, onde o Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro atingiu a marca total de 20.197, horas voadas e neste período de Comando mais de 2.700 horas. Tem grande destaque o emprego do sistema de imageamento aéreo, somando mais de 3.500 horas de imageamento aéreo em apoio às operações de segurança pública. E o mais relevante dos serviços prestados pelo Grupamento foi através dos 74 apoios aeromédicos em transportes inter hospitalares e resgates de nossos policiais militares vitimados em serviço.

“As iniciativas de gestão implantadas desencadearam um CICLO, onde o Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro atingiu a marca total de 20.197, horas voadas e neste período de Comando mais de 2.700 horas.”

A palavra CICLO pode ter significados diversos; na eletricidade, na álgebra, na astronomia, na biologia e sociologia. Mas foi na literatura que foi possível encontrar a definição que melhor traduz o sentimento deste período de Comando no GAM: ”CICLO é o conjunto de poemas, romances de caráter épico, que tem por tema central um herói ou acontecimento”.

A superação deste Ciclo foi possível graças ao legado dos HERÓIS Major PMERJ Mello, Capitão PMERJ Schorcht, Subtenente PMERJ Barbosa e Cabo PMERJ Felix, que em 19 de novembro de 2016, em despedida não avisada, no acidente da Fenix 04, tornaram mais forte a convicção de que a valorização do fator humano é fundamento de qualquer Gestão. Companheiros alados, heróis do Grupamento, deixaram projetos e intenções que nos orientaram ao longo destes quase dois anos de Comando.

Agradeço a fidelidade da minha tropa e a minha família que estiveram ao meu lado  nos momentos mais difíceis. Com o sentimento de dever cumprido encerro este CICLO e me despeço com a saudação que nos aquece o coração.

“OPERAÇÕES AÉREAS”

Fonte: Revista “O Águia” – 4ª Edição