A Base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba é inaugurada
15 de agosto de 2010 2min de leitura
15 de agosto de 2010 2min de leitura
Com a entrega do helicóptero Águia 18, o Comando de Policiamento do Interior Sete realizou nesta sexta-feira (13/08/2010), às 11h, a inauguração da Base de Radiopatrulha Aérea de Sorocaba, localizada no Aeroporto Municipal Bertram Luiz Leupolz. Agora resta inaugurar a Base de Piracicaba no dia 18/08/2010. Totalizando, então nove Bases, uma em cada Comando de Policiamento do Interior.
Estiveram presentes na cerimônia o secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto, o comandante geral da PM, coronel Alvaro Batista Camilo, do prefeito Vitor Lippi, do presidente da Câmara Municipal, Marinho Marte, além de outras autoridades.
O Águia 18 é um helicóptero modelo Esquilo AS-350-B2, tem capacidade para seis pessoas e é equipado com rádios digitalizados – que permitem a comunicação sem o risco de interceptação; ‘Moving Map’ – um pequeno computador a bordo da aeronave, que fornece mapas e cartas de rotas de um município; farol de busca para localização de pessoas durante o período da noite; guincho para salvamento, maca para salvamento em altura, cordas e ganchos, próprios para resgate; esqui com degrau estendido; plataforma com degrau para embarque e desembarque de tripulantes com maior segurança; e GPS Garmin – identificador de coordenadas de alta.
Assista ao vídeo da TV Tem
Missões do Águia
Policiamento Ostensivo – Um estudo realizado na cidade de Los Angeles (Estados Unidos), na década de 60, concluiu que um helicóptero na missão preventiva equivale a 15 viaturas policiais.
Policiamento de Choque – Usado para ações de controle de distúrbios civis, como em passeatas, rebeliões em presídios, protestos, reintegrações de posse e outras. Além de servir como plataforma de observação, o Águia ajuda na cobertura e controle de ocorrências em áreas extensas.
Policiamento de Trânsito – Em conjunto com o Policiamento de Trânsito e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), policiais do Grupamento Aéreo utilizam o Águia para sobrevoar as regiões metropolitanas das cidades onde há patrulha aérea – São Paulo, por exemplo -, observar o fluxo de veículos, detectar pontos de congestionamento e suas causas e, assim, orientar as equipes de policiamento em terra.
Policiamento Ambiental – As aeronaves de radiopatrulha aérea permitem que equipes de fiscalização tenham acesso, em sobrevoos, a pontos de visibilidade que dificilmente seriam detectados por vias terrestres.
Combate a incêndios – Em incêndios de grandes proporções, os Águias têm múltiplas funções. Podem atuar na avaliação global da situação para melhor planejamento do combate; no resgate de vítimas ou de equipes técnicas.
Confira algumas fotos do evento
Com a entrega dos três helicópteros, a frota do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de São Paulo passa a ser de 26 aeronaves, sendo 19 Águias, um helicóptero Schweizer – de pequeno porte -, usado pelas polícias Civil e Militar para treinamento de pilotagem, e seis aviões para transporte de tropas ou grupamentos especializados, de órgãos, para fiscalização ambiental e realização de escoltas. Segundo o secretário, “é mais um passo que damos na direção de uma sociedade segura e protegida.”
Fonte 1: Jornal Ipanema
Fonte 2: TN
Enviar comentário