29º aniversário do Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul
11 de dezembro de 2018 1min de leitura
11 de dezembro de 2018 1min de leitura
A história da aviação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul começa bem antes de sua efetiva criação.
Em 6 de agosto de 1915, o então Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Affonso Emílio Massot, propôs ao Presidente do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, a criação de uma Escola de Aviação.
Inicialmente a ideia não foi aceita, sob a alegação de que o assunto era da alçada do Ministério da Guerra. Oito anos depois, o Estado enfrenta o movimento revolucionário de Assis Brasil, quando Massot reapresenta o projeto de uso de aviões, tendo sido acolhido naquela ocasião.
Assim, em 28 de maio de 1923, é regulamentado o serviço de aviação da Brigada Militar.
À época, alçavam voo dois aviões modelo Breguet 14, de fabricação francesa, que era pilotado pelo Alferes Noêmio Ferraz, primeiro piloto da Brigada Militar. Por seu pioneirismo, hoje o Alferes Noêmio Ferraz empresta seu nome para a mais alta honraria da aviação brigadiana, a medalha “Mérito da Aviação”.
O serviço aeropolicial foi interrompido por 66 anos, voltando a funcionar em 22 de setembro de 1989, então sob a denominação de “Grupamento de Polícia Militar Aéreo” e, em 14 de abril de 2010, passou a se chamar “Batalhão de Aviação da Brigada Militar” (BAvBM), incorporando também a divisão de serviços aéreos do estado.
Desta fusão, resulta a nova matriz operacional do BAvBM que, além da gama de atividades aeropoliciais, englobou também o transporte das autoridades de governo.
Veja as fotos da Solenidade de Comemoração do 29º aniversário do BAvBM
Fotógrafo: Everton Marlon Ubal Nunes
Fotos: COMUNICAÇÃO SOCIAL BRIGADA MILITAR
Enviar comentário