Polícia Militar do Paraná capacita operadores de aeronaves remotamente pilotadas em Curitiba
01 de dezembro de 2018 1min de leitura
01 de dezembro de 2018 1min de leitura
Paraná – Durante os dias 26 e 27 de novembro, 42 profissionais de Segurança Pública, entre Policiais Militares e Bombeiros Militares de Unidades da Capital e RMC, estiveram reunidos com Instrutores do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), para uma capacitação em sistemas de aeronaves remotamente pilotadas, os famosos “drones”.
As instruções, teóricas e práticas, tiveram duração de 16 horas-aula, com o objetivo de capacitar os Profissionais para a correta operação dos chamados “drones” em missões institucionais, cumprindo todos os requisitos da legislação e segurança operacional.
Saiba mais:
As atividades das aeronaves remotamente pilotadas, no Brasil, são reguladas pela Força Aérea Brasileira (FAB), através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), além da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
É necessária a homologação e cadastro do equipamento e também do operador, tendo em vista ser uma atividade potencialmente perigosa, principalmente para as aeronaves em voo.
Em âmbito interno da Corporação, os equipamentos tiveram sua utilização regulamentada no ano de 2018 e são amplamente empregados no apoio às missões das Unidades, executando atividades de monitoramento, observação e vigilância e levantamento de dados.
Para o 1º Tenente QOBM Mauro Henrique M. Fernandes, Oficial do BPMOA, responsável pelas instruções ocorridas esta semana: “A capacitação destes Profissionais é de extrema importância, pois aproxima as Unidades, padroniza as ações e nos permite operar os Equipamentos com segurança e respeito à Legislação vigente, demonstrando profissionalismo, que é um dos objetivos comum à todos os que servem à população”.
fonte: Comunicação Social do BPMOA
Enviar comentário