Santa Catarina – Cerca de 30 profissionais, entre bombeiros militares, médicos e enfermeiros do Samu – todos integrantes do Batalhão de Operações Aéreas – participam desde segunda-feira em Blumenau de um treinamento visando a Operação Veraneio.

82e0ff07-0534-4986-8644-0178a70bfff2

O evento tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas que são utilizadas no serviço de resgate aeromédico. Todos são especialistas em cada uma das atividades, mas têm o objetivo de aprimorá-las nas atividades teóricas e práticas que estão sendo executadas.

– A gente procura aproximar o máximo possível da vida real, dos pontos críticos, e de situações que encontramos. O treinamento é feito em situações controladas, mas sabemos que a prática não é assim. Coisas que parecem simples, como o vento, podem atrapalhar no caso de um resgate – explica o major Pratts.

O treinamento de operações aéreas ocorre anualmente e engloba até mesmo trabalhos teóricos, como os que envolvem segurança operacional. Mas os práticos, como rapel, técnicas de sobrevivência em caso de queda da aeronave, desembarque e embarque a baixa altura, entre outros, é que acabam tendo mais influência no trabalho das equipes.

Foto: Augusto Ittner

Foto: Augusto Ittner

– É um trabalho de extrema importância tanto para o profissional, que vai estar preparado para as situações que vierem a ocorrer, quanto para a vítima, que receberá o atendimento de alguém capacitado para a situação – finaliza Pratts.

Foto: Augusto Ittner

Foto: Augusto Ittner

Os treinamentos com profissionais do Corpo de Bombeiros e do Samu se estendem até sexta-feira e ocorrem no Aeroporto Regional de Blumenau, no 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, na Praia da Atalaia, em Itajaí, e na Prainha, em Blumenau.

Fonte: NSC