Piloto de drone condenado por interferir uma operação policial na Inglaterra
19 de novembro de 2018 2min de leitura
19 de novembro de 2018 2min de leitura
O dono de um drone tornou-se o primeiro no Reino Unido a ser processado por interferir em uma operação policial, depois de colocar seu dispositivo em rota com um helicóptero policial.
Sergej Miaun, de 37 anos, foi considerado culpado de realizar um voo não seguro com seu drones perante a corte judicial de Peterborough em 15/11.
Um helicóptero da polícia realizava buscas à uma mulher desaparecida na área próximo do rio Nene, em Cambridgeshire, em 9 de dezembro, mas o piloto foi forçado a tomar uma “ação evasiva” quando visualizou o drone passando embaixo da aeronave.
Os policiais seguiram o drone de volta para uma casa em Guyhirn e posteriormente localizaram um drone Phantom 4 escondido na residência.
O voo amador – controlado usando um iPad – poderia ter causado conseqüências “catastróficas”, semelhantes ao recente acidente de helicóptero em Leicester City , que matou cinco pessoas, segundo o juiz.
Miaun afirmou que o drone nunca esteve a mais de 420m de sua casa, mas após a perícia da trajetória do voo no equipamento constatou-se que ele havia se afastado a quase 1 km de sua casa.
“Você não poderia ter certeza que tal vôo poderia ser feito com segurança. Consideramos isso imprudência, especialmente considerando as possíveis conseqüências sérias de suas ações”, declarou o juiz.
A polícia inglesa declarou que foi a primeira condenação realizada em relação à interferência de drones em uma operação policial.
O capitão Lee Holmes, que estava pilotando o helicóptero da polícia na ocorrência, disse que “foi uma grande susto” quando o drone apareceu pela primeira vez no monitor da aeronave. Depois de perder a visão do drone, o capitão Holmes teve que realizar uma “manobra evasiva” com a aeronave para que ele pudesse “reconstruir sua consciência situacional”. Ele acrescentou: “Por cinco minutos eu não sabia onde estava o drone. Quando isso dá errado – é catastrófico ”.
O helicóptero da polícia conseguiu rastrear o drone de volta para uma residência e posteriormente localizar o acusado e o drone.
Segundo o policial Darren Gore, “Esta é a primeira condenação desse tipo no Reino Unido e deve servir como um aviso para todas as pessoas que voam drones a operarem dentro dos limites da lei.”
Fonte: Independent
Enviar comentário