São Paulo – Policiais militares e médicos de São José do Rio Preto (SP) e Santa Fé do Sul (SP) se mobilizaram na terça-feira (13) para realizar transplantes de órgãos na região. Dois pacientes que estavam há meses internados receberam os órgãos que precisavam. O fígado e o coração vieram de Santa Fé do Sul no helicóptero Águia da Polícia Militar. Eles vieram em caixas especiais para o transporte de órgãos e foram direto para o Hospital de Base.

doacao1

“A ação demonstra mais uma vez o centro de referência que somos em transplantes e captação de órgãos em todo o Brasil. Além disso, reforça também a importância de nossos treinamentos em hospitais da região para os mesmos estarem sempre atentos a possíveis doadores”, afirmou o médico João Fernando Picollo, coordenador da organização de procura de órgãos do Hospital de Base.

O fígado foi transplantado em um homem de 66 anos, que esperava há meses pelo doador. Quem recebeu o coração foi outro homem de 51 anos, que é de Sorocaba (SP) e estava internado há 120 no HB.

doacao2

Os rins do doador, um homem de 50 anos, que morreu em Santa Fé do Sul, foram levados para capital paulista.

Fonte: G1