Governador Valadares recebe aeronave para atuar contra incêndios florestais
02 de novembro de 2018 1min de leitura
02 de novembro de 2018 1min de leitura
Minas Gerais – Para combater incêndios florestais comuns nessa época do ano, o helicóptero Guará 01, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, está disponível na 5ª Base Regional de Aviação do Estado, localizada em Governador Valadares. Instalada em julho deste ano, a base conta ainda com o helicóptero Pégasus, da Polícia Militar, para atender ocorrências de naturezas diversas no Leste e Nordeste de Minas.
“Essas duas aeronaves são multimissão, ou seja, podem atuar em casos de socorro, segurança pública, combate incêndio, etc. A presença do Guará 01 em Valadares é parte de uma ação estratégica do comando do Estado para o combate de incêndios nesse período crítico, que vai até o fim do ano, pois sair de Belo Horizonte para atender essas ocorrências demandaria um tempo maior, mas agora teremos mais agilidade de resposta”, explica o comandate da base regional, Major Carlos Eduardo Martins.
Ele aponta ainda que o Guará 01 está destinado para combate de incêndios desde a região de Machuaçu até a divisa de Minas com Bahia. A aeronave tem bolsa acoplada com a capacidade de transporte de 540 litros de água, para ajudar a resfriar a mata durante o combate ao fogo. Mas a maior vantagem do equipamento é garantir que a equipe de brigadistas chegue aos focos de incêndio de forma ágil.
“Muitos dos incêndios acontecem em áreas de difícil acesso, o que às vezes demanda duas, três, quatros horas de caminhada dos brigadistas apenas para chegar até o fogo. Eles já começam o combate às chamas cansados. Mas, com a aeronave, os brigadistas podem chegar rapidamente até os focos. Essa agilidade permite que o fogo seja extinto mais rápido e o dano ambiental seja menor”, destaca.
O helicóptero Guará 01 pertence à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e está abrigado no aeroporto Coronel Altino Machado. Segundo a Prefeitura de Valadares, um hangar foi reformado e disponibilizado para a 5ª Base Regional de Aviação, que é composta por 15 militares.
Fonte: G1
Enviar comentário