Pilotos da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal CAOP/PF conhecem novo Leonardo AW 169
27 de outubro de 2018 2min de leitura
27 de outubro de 2018 2min de leitura
No último mês, pilotos policiais lotados na Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP/PF tiveram a oportunidade de conhecer e pilotar o novo lançamento da Leonardo Helicópteros. O novo AW169 foi lançado na feira de Farnborough, em 2010, e após passar por todo o protocolo de certificação está sendo apresentado aos diversos órgãos de segurança pública e também ao público civil em uma campanha orquestrada pela Leonardo Helicópteros.
Apesar de ser o irmão mais novo da família AW, os sistemas e soluções do AW169 foram desenvolvidos sobre a plataforma do também novo AW189, seu irmão de oito toneladas.
O AW169 é uma aeronave que se diferencia logo no primeiro contato visual, seu rotor principal totalmente articulado conta com cinco pás que têm suas pontas afiladas e levemente defletidas para baixo, esse pequeno detalhe ajuda a reduzir o arrasto induzido e melhorar a eficiência do conjunto, e também diminui a assinatura de ruído deixando a aeronave mais silenciosa quando acionada. O rotor de cauda é bem característico e diferente do que estamos acostumados pois é um conjunto tripá.
As linhas externas, lembram muito seu irmão o AW139, já o interior e painel de instrumentos estão bem mais clean e intuitivo e os comandos são extremamente precisos e leves.
Os motores Pratt Whitney PW210A Series Turboshafts de 1.000 SHP são dotados de FADEC de canal duplo, com uma característica não muito conhecida em helicópteros desse porte, o motor número 1 tem uma função APU (Auxiliary Power Unit) com o rotor principal desengrasado, possibilitando que se realize todos os testes pré-voo e embarque com os rotores completamente parados.
A conclusão a que os pilotos da CAOP chegaram foi de que o AW169, apesar de ser uma aeronave de um porte maior do que a maioria das aeronaves da frota da segurança pública no Brasil, mostrou-se disposta e de fácil manobrabilidade em manobras mais arrojadas que são características da operação policial.
AGUSTAWESTLAND AW169
Fabricante – AgustaWestland
Motores – 2 Pratt & Whitney Canada PW210A
Potência – 1.000 SHP cada (preliminar)
Capacidade máxima – 1 tripulante + 11 passageiros
Comprimento – 14,65 m
Envergadura – 12,12 m
Altura – 4,5 m
Comprimento da cabine – 2,77 m
Largura da cabine – 2,05 m
Altura da cabine – 1,32 m
Volume da cabine – 6,3 m³
Volume do bagageiro – 1,3 m³
Peso máximo de decolagem – 4.600 / 4.800 kg
Capacidade de combustível – 1.190 kg
VNE – 165 kt
Teto operacional – 20.000 pés (6.096 m)
Enviar comentário