Corpo de Bombeiros e Polícia Civil do DF realizam operação para transporte aeromédico para Curitiba
12 de julho de 2018 1min de leitura
12 de julho de 2018 1min de leitura
Distrito Federal – O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal recebeu uma solicitação do Hospital da Criança de Brasília no dia 4 de julho para apoiar o transporte aeromédico de um bebê de 9 meses de idade de Brasília para a cidade de Curitiba.
O bebê precisava realizar, com urgência, um transplante de medula óssea e seu estado de saúde não permitia que este transporte fosse feito em avião comercial, pois precisava de Suporte Avançado de Vida.
A partir desta solicitação uma grande operação foi montada para ajudar a salvar a vida desta criança, pois estava sendo travada uma verdadeira luta contra o tempo para vencer os mais de 1.100 quilômetros de distância que separam as duas cidades no menor tempo possível. A oportunidade para o transplante não podia ser perdida, pois havia sido encontrado um doador compatível, depois de muita espera, dor e sofrimento.
O primeiro passo seria encontrar uma aeronave tecnicamente capaz de realizar esta missão, com espaço para a tripulação de Suporte Avançado de Vida, espaço para o paciente, equipamentos médicos e espaço para a mãe da criança. As aeronaves do CBMDF não possuíam esta capacidade.
Assim, após solicitação do CBMDF a Polícia Civil do DF prontamente disponibilizou pilotos e o avião Xingu (Embraer EMB-121) para esta missão, inclusive adiando uma missão policial já programada. Uma tripulação de suporte avançado de vida composta por médico, enfermeiro e tripulante operacional do CBMDF foi designada para esta missão.
A equipe decolou rumo a Curitiba com o paciente já ao amanhecer do dia 5 e pousaram no destino às 10:30h, entregando o paciente aos cuidados da equipe do Hospital das Clinicas do Paraná. Em seguida retornaram a Brasília, pousando por volta das 15h.
Enviar comentário