Mato Grosso – Integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAer – participaram de um treinamento para policiais civis e militares que atuam no município de Lucas do Rio Verde. A ideia é alinhar ações para o desenvolvimento de operações integradas. A capacitação começou pela manhã, com noções do funcionamento do CIOPAer, e seguiu a tarde com ações práticas.

26334

De acordo com o tenente coronel Ramalho, a implantação do CIOPAer em Sorriso é recente. A inauguração da base aconteceu em fevereiro e desde então o grupamento aéreo passou a atender dezenas de municípios da região norte de Mato Grosso sempre que solicitada sua participação de operações ou ocorrências que necessitem de uma ação aérea. “É uma interação. É uma engrenagem, uma ferramenta que tem que trabalhar de maneira organizada”, explicou o oficial.

Essa aproximação, conforme o comandante do CIOPAer é fundamental. Ramalho observa que a comunicação é o principal gargalo do grupamento, por isso essa sintonia e alinhamento entre os agentes de segurança podem assegurar resultados bem mais favoráveis para a sociedade.

A atuação do CIOPAer nas atividades pode ocorrer de diversas maneiras. Em situações de conflito, como reintegração de posse, por exemplo, a aeronave consegue fazer o levantamento de situação em menor tempo e com maior precisão.

Acompanhamentos, em casos de roubos de veículos, também consegue definir a busca por solução com maior rapidez. A aeronave pode, também, auxiliar o Corpo de Bombeiros quando há acidente e dificuldade em deslocamento com agilidade e rapidez. Também é possível auxiliar a corporação no combate a incêndios florestais. “Nós estamos para apoiar essas instituições”, assinalou.

Fonte: MTagora