Batalhão de Aviação da Polícia Militar de SC recebe avião que será empregado no patrulhamento ambiental e transporte de órgãos
17 de maio de 2018 2min de leitura
17 de maio de 2018 2min de leitura
Santa Catarina – O Batalhão de Aviação Polícia Militar (BAPM) realizou nesta quarta-feira, 16, às 17h, na sede da 1ª Companhia, em Florianópolis, uma solenidade para marcar a chegada de uma nova aeronave e a formatura do 1º Curso de Apoio Solo Operacional.
O águia 06 prefixo PT-RIY, avião monomotor Corisco turbinado, com autonomia de cinco horas de voo e capacidade para quatro pessoas, foi cedido à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na condição de fiel depositário, e será empregado, especialmente, no patrulhamento ambiental.
A aeronave estava em posse da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na condição de bem depositado judicialmente, oriundo de processo crime, mas a corporação não tinha mais interesse em mantê-la em sua frota, então foi ofertada à PMSC a possibilidade de obter o bem e figurar na condição de depositário fiel.
Em tratativa entre as duas corporações, a PMSC aceitou a oferta de manutenção e uso da aeronave até o julgamento final do processo, cujo depósito poderá ser convertido em propriedade a favor da PM catarinense.
Entre inúmeras missões que são desenvolvidas pelo batalhão com aeronaves de asa fixa, se destaca como prioridade o uso dessa aeronave no patrulhamento ambiental do Estado, como forma de alinhavar e consolidar a parceria entre a PM e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas também atuará nas diversas ações desenvolvidas pelo BAPM, como transporte de órgãos, patrulhamento de rodovias, salvamentos, operações e outras ocorrências policiais.
Curso de Apoio Solo Operacional
O curso teve duração de uma semana, com carga horária de 55 horas aula, e contou com a participação de oito policiais militares que concluíram a formação com êxito. O objetivo foi qualificar os policiais na atuação em solo das operações aéreas de Segurança Pública.
Durante a formação foram repassados conhecimentos básicos da aviação, a segurança operacional, a prevenção de acidentes aeronáuticos, meteorologia aeronáutica, dentre outros que permitem que o profissional habilitado participe de maneira atuante e decisiva para o sucesso das operações aéreas.
Muito além dos tripulantes operacionais e dos pilotos que atuam junto às aeronaves, esses profissionais tem papel fundamental para o êxito das missões, motivo pelo qual o BAPM realizou o curso.
Fonte: Centro de Comunicação Social PMSC.
Enviar comentário