CISSUL SAMU e Batalhão de Operações Aéreas realizam Simpósio Aeromédico em Varginha, MG
08 de maio de 2018 3min de leitura
08 de maio de 2018 3min de leitura
Minas Gerais – Na sexta-feira (04), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL SAMU) realizou o “Simpósio Aeromédico” no Auditório da OAB, em Varginha, em comemoração aos dois anos de parceria do Consórcio com a 2ª Cia do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O evento idealizado pelo Diretor Técnico da Regulação Médica do CISSUL SAMU, Dr. Gustavo Eugênio Martins Marinho, em parceria com o NEP – Núcleo de Educação Permanente teve como objetivo trocar experiências e integrar as equipes que atuam no SAAV – Serviço Aeromédico Avançado de Vida, bem como proporcionar a ampliação de conhecimentos sobre os serviços de atendimento de urgência e emergência através de resgate aéreo.
A aeronave Arcanjo EC-145 do BOA tem capacidade para transportar em cada atendimento, 06 profissionais, entre eles, por parte do SAMU, 01 médico e 01 enfermeiro, e pelo BOA, 01 piloto, 01 copiloto e 02 tripulantes.
O presidente do CISSUL SAMU, Rodrigo Aparecido Lopes ressalta que a utilização do serviço aeromédico tem como objetivo principal a redução do tempo resposta no socorro às vitimas, o encaminhamento de pacientes em estado grave para hospitais de referência na região do Sul de Minas e contribui sobremaneira para o sucesso da nossa missão que é “Salvar Vidas”.
A abertura contou com a palestra do Dr. José Fábio Capozzi que apresentou um relato de caso do BOA de Varginha. Na sequência houve a palestra do Dr. Antônio José Marinho Cedrim Filho sobre APH em Situações de Catástrofe – Método Start.
A enfermeira Simone Alessandra Rodrigues Junqueira palestrou sobre “O papel do enfermeiro no SAAV – Serviço Aeromédico Avançado de Vida”. Simone é enfermeira do CISSUL SAMU e trabalha a bordo do helicóptero da 2ª Cia do Batalhão de Operações Aéreas.
A palestrante Dra. Giovana Ferreira Zanin Gonçalves que atua na 1ª Cia do Batalhão de Operações Aéreas palestrou sobre “B.O.A. Belo Horizonte – Resgate e Transporte Aeromédico”. Falou sobre a Expansão do Serviço Aeromédico em Minas Gerais, o Capitão João Paulo Pessoa Veloso de Almeida, Comandante de Aeronave do BOA.
Finalizando o evento, o enfermeiro Ivan José da Silva palestrou sobre o “Início do Aeromédico no Triângulo Mineiro: Desafios e Oportunidades”.
Uberaba
A Superintendência Regional de Saúde de Uberaba participou do Simpósio e como Uberaba será o próximo município a receber uma aeronave, o superintendente de Saúde, Ivan José da Silva, participou do evento e, segundo ele, foi proveitoso para troca de experiências.
“O simpósio nos trouxe um olhar de vivência das regiões que já operam aeronaves. O que precisa, qual o suporte, as dificuldades, o alinhamento com os hospitais que irão receber pacientes transportados pela aeronave, enfim, é um grande aprendizado. Inclusive, durante o evento fui informado que já foram destinados os pilotos da aeronave de Uberaba, que são do Corpo de Bombeiros e estão se mudando para a cidade na semana que vem. Eles vão ajudar, desde já, no estudo de logística, como os locais de pouso”, explica Ivan.
Com relação à chegada da aeronave, de acordo com o superintendente, a expectativa é que ainda este mês ela esteja em Uberaba. As obras de construção do heliporto estão a todo vapor, uma vez que será o local em que aeronave permanecerá até que o serviço entre em operação. “Será um helicóptero Esquilo. A empresa deverá repassá-lo ao Estado na segunda quinzena de maio, por isso estamos correndo contra o tempo para terminar a obra do hangar, o heliporto, que está sendo construído no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros, na Universidade”, explica.
Segundo Ivan, depois que o helicóptero chegar a Uberaba, começa o treinamento da tripulação que irá atuar com a aeronave. Esse será o segundo desafio. “Estamos concluindo um edital para contratação de médicos e enfermeiros que irão trabalhar nessa aeronave. Eles também passarão por treinamento. A nossa previsão é que o atendimento aos pacientes, isto é, o serviço, entre em operação na primeira quinzena de junho”, revela o superintendente.
Fonte: CISSUL SAMU e JM Online.
Enviar comentário