JOSÉ ALEXANDER DE ALBUQUERQUE FREIXO
FREDERICO AUGUSTO M. DE OLIVEIRA

Trabalho desenvolvido pelos autores no curso, PE-Safety, Turma 4, 2007 – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – São José dos Campos, SP, Brasil

RESUMO

Este é um trabalho da disciplina de Fundamentos de Engenharia de Helicópteros e Aeronaves de Asas Rotativas do curso PE-Safety do ITA. Analisam-se aqui, a ocorrência de três incidentes com helicópteros BHT 407 que resultam no choque das pás do rotor principal com o finlet esquerdo do estabilizador horizontal do cone de cauda da aeronave. A estrutura do trabalho é baseada nos relatórios oficiais dos respectivos incidentes, nas especificações técnicas fornecidas pela Bell Helicopters e em informações coletadas em estudos e pesquisas de campo, as quais envolveram uma visita técnica ao Helipark de Carapicuíba-SP.

Palavras- Chave: rotor principal, choque com a fuselagem, finlet, BHT 407, incidente.

Pouso brusco corrido

Pouso brusco corrido

INTRODUÇÃO

Um dos itens obrigatórios para certificação de helicópteros, previsto na RBHA/FAR § 27.661 é que: “Deve haver uma distância suficiente entre as pás do rotor e outras partes da estrutura para prevenir as pás de colidirem com qualquer parte da estrutura durante qualquer condição de operação” (RBHA/FAR § 27.661). Mesmo com esta obrigatoriedade, há o registro de acidentes e incidentes, envolvendo o choque das pás do rotor principal com a fuselagem do helicóptero.

Este trabalho estuda três dessas ocorrências com a aeronave modelo BHT 407, classificadas como incidentes, entre fevereiro de 2000 e novembro de 2001. Apresenta-se o histórico dos incidentes, as características gerais da aeronave, análise dos incidentes e as ações preventivas adotadas decorrentes desses casos.

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