GRAER forma alunos da 4ª edição do Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada
09 de abril de 2018 2min de leitura
09 de abril de 2018 2min de leitura
Bahia – O Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar formou, na sexta-feira (6), as Turmas 1 e 2 do 4° Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), mais conhecida como drones. Concluíram o treinamento 39 alunos, dentre eles policiais militares e civis da Bahia, policiais federais, militares do Exército Brasileiro, integrantes da Secretaria da Segurança Pública e da CCR Metrô.
A solenidade contou com a presença do Sr Ten Cel PM Renato, Comandante do GRAER e do Sr Maj PM Cledson, Subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), dentre outras autoridades.
O CORPAS é uma capacitação teórica e prática desenvolvida por profissionais do GRAER, que teve o seu currículo aprovado no ano de 2016 (BGO n.º 235 de 20 de dezembro). Esse curso possui o formato EAD semipresencial, com um total de 120h/a, divididas entre a fase inicial à distância e a fase presencial final.
Nesta semana, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Doutrina de Emprego da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Feira de Santana, através da palestra do Maj PM Garcia.
Contaram ainda com a presença do Promotor de Justiça Marcelo Aguiar, do Grupo de Atuação Especial para Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) do Ministério Público da Bahia, além de especialistas como Adailton Viana “Dadday”, Márcio Santos, 1º Ten PM Dafini, da Operação Apolo, e o Sd PM Miranda, da 67ª CIPM.
“Nosso intuito é capacitar esses agentes de segurança pública para que possam fazer o uso do equipamento de forma segura, além de produzir imagens e materiais que ajudem em possíveis investigações criminais”, contou o coordenador de Comunicação do GRAER, capitão Sólon Ferreira.
Sobre o CORPAS
Em 2017, o GRAER inaugurou a oferta de cursos EAD na PMBA, com a 1ª e 2ª edições do CORPAS. Nesse período, foram capacitados 39 profissionais da PMBA, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), da Casa Militar do Governador (CMG), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e da Polícia Civil da Bahia (PCBA).
Para 2018, o GRAER teve por meta realizar o 3º e o 4º CORPAS que atendem, além das demandas da Segurança Pública e Sistema Prisional do Estado da Bahia, demandas corporativas de outros Estados e das Forças Armadas.
Ainda na edição do 4º CORPAS serão atendidas demandas do Exército Brasileiro, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), do Corpo de Bombeiros Militares do Mato Grosso (CBMMT), da Polícia Militar do Estado Rio de Janeiro (PMERJ), do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar da Bahia.
Fonte: Ascom GRAER.
Enviar comentário