4ª CORPAER/MG participa do 2º Super Helis em Juiz de Fora
19 de julho de 2010 2min de leitura
19 de julho de 2010 2min de leitura
Minas Gerais – Realizado pela segunda vez no estádio municipal da cidade, Mário Helênio, o Super Helis é um evento de hobby exclusivo para os adeptos do helimodelismo (helicópteros rádiocontrolados), recebendo os melhores pilotos de todo o Brasil, e em 2010, a presença do norte-americano Justin Jee, 11º melhor piloto do mundo, isso com apenas sete anos de idade.
No domingo, uma surpresa para público, pilotos e convidados: um helicóptero escala cheia se apresentaria no Super Helis, mais precisamente o Pégasus 08 da Polícia Militar de Minas Gerais.
A aeronave, prefixo PP-EJK, modelo AS 350B2 Esquilo (Helibrás), demonstrou toda a sua versatilidade em voo, a grande capacidade de manobrar em espaço restrito e estando próxima do solo, além de desembarcar uma dupla de atiradores, dentre outras evoluções. A tripulação, comandada pelo Capitão Osvaldo (1p), contou com o Capitão Frederico (2p), 1º Sgt Ronald (T.O.A e atirador) e 3º Sgt Israel (T.O.A e atirador), mais o Cabo Edison (mecânico) e o Sgt Vital (apoio de solo).
Após a demonstração e pouso, a aeronave teve seus painéis de manutenção abertos, permitindo ao público presente conhecer cada detalhe do helicóptero policial. O Cabo Edison diligentemente respondeu às perguntas e curiosidades, explicando o funcionamento de alguns sistemas. Dezenas de fotos e vídeos registraram a presença do Pégasus 08 no Super Helis. O jovem americano Justin Jee ficou impressionado com a habilidade de pilotagem dos Capitães Osvaldo e Frederico, e fez questão de ser fotografado com a máquina.
A 4ª Companhia de Rádiopatrulhamento Aéreo foi criada em março deste ano, e segundo o Comandante Geral da PMMG, Cel. Renato Vieira de Souza “O envio do Pégasus 08 para o município de Juiz de Fora faz parte da política de descentralização das aeronaves. “Tínhamos oito helicópteros em Belo Horizonte. Estamos enviando alguns para o interior. “O objetivo desta medida é aumentar a capacidade de resposta operacional da corporação, em uma atitude preventiva.”
Quatro pilotos, mecânicos e observadores aéreos compõem a equipe de Radiopatrulhamento Aéreo da 4ª Companhia, sendo que o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo – CORPAer possui atualmente mais três companhias, 1ª CORPAer em Belo Horizonte, a 2ª CORPAer em Uberlândia e a 3ª CORPAer em Montes Claros. Sua frota atual é de oito helicópteros e um avião.
Clique e veja as fotos do evento, por Roberto Caiafa
Texto e Fotos: Roberto Caiafa
Enviar comentário