Águia 17 da PM e bombeiros resgatam vítima em costão rochoso na Ilha do Cardoso, em Cananéia
29 de janeiro de 2018 1min de leitura
29 de janeiro de 2018 1min de leitura
São Paulo – No domingo (28), a equipe do helicóptero Águia 17 do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, em apoio ao 6º Grupamento de Bombeiros (PB Registro), realizou o resgate de um homem que estava desaparecido desde sábado (27), no Parque Estadual Ilha do Cardoso, em Cananéia, no litoral sul de São Paulo.
Leonardo Mariano Silva, de 33 anos, realizava um treino de corrida e não conseguiu voltar devido a alta da maré na ilha do Cardoso, localizada na divisa de São Paulo com o Paraná. Após passar o costão rochoso, ele não conseguiu retornar, pernoitando no local até o domingo. Ao tentar retornar, caiu na encosta, de uma altura de cerca de três metros, não conseguindo mais se locomover.
A operação de busca e resgate contou com equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal. Segundo a polícia, após receberem a notificação do desaparecimento, foi iniciado patrulhamento por mar em uma embarcação. Quando passavam nas proximidades da Praia do Cambriu, avistaram a vítima em cima de um costão rochoso.
Como o local era de difícil acesso, e o mar estava agitado, não foi possível aproximar a embarcação na encosta. As equipes acabaram desembarcando em uma outra praia próxima, e seguiram por uma trilha em meio a um manguezal e uma floresta de restinga, até chegarem ao rochedo. Foram prestados os primeiros socorros e constatado que Mariano apresentava apenas pequenas escoriações.
Como não seria possível retirar Leonardo do local onde se encontrava foi necessário acionar o helicóptero Águia 17 da Polícia Militar. Com auxílio da tripulação, o piloto do helicóptero fez a aproximação a baixa altura e as equipes que estavam no costão realizaram o embarque da vítima. As ondas altas e o vento dificultaram o resgate, mas foi possível embarcá-lo com sucesso e a vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro local. Ele foi atendido e liberado em seguida.
Enviar comentário