EC 145 de EMS na Austrália com dificuldades para decolar
16 de julho de 2010 2min de leitura
16 de julho de 2010 2min de leitura
O novo helicóptero do serviço de ambulância de New South Wales (NSW), na Austrália, parte de um contrato de US$ 21 milhões anuais, não tem potência suficiente para decolar de um dos maiores hospitais regionais de NSW.
O helicóptero EC 145, comprado para servir a região oeste do estado, não consegue decolar do heliponto do Orange Base Hospital, quando totalmente carregado, pois os motores não são fortes o suficiente para realizar a decolagem vertical necessária para evitar os edifícios ao redor.
Em duas ocasiões, o helicóptero decolou para depois ser obrigado a retornar por não ter potência suficiente para continuar a subir, disse uma fonte. O piloto foi obrigado a esperar 10 minutos até que o combustível fosse queimado o suficiente para diminuir o seu peso antes de tentar novamente a decolagem.
A situação obrigou o serviço a enviar alguns pacientes, geralmente aqueles que são mais pesados e precisam ser transportados com uma grande quantidade de equipamentos, para um heliponto a 10 minutos de distância onde o helicóptero pode decolar com deslocamento para a frente – realizando uma manobra que exige menos potência.
Mas às vezes as transferências podem levar até uma hora, colocando os pacientes em risco.
”Cada vez que efetuamos a remoção de um paciente há uma certa dose de risco, aumentando o potencial para que as coisas deem errado”, disse John Lambert, o chefe da unidade de terapia intensiva do hospital.
O problema ocorre pois a cidade de Orange fica a uma altitude de 860 metros, onde o ar é cerca de 10 por cento mais rarefeito do que ao nível do mar, reduzindo o desempenho do motor. Em dias quentes, o motor deve trabalhar ainda mais para decolar, obrigando o pessoal a retirar do helicóptero alguns equipamentos vitais para reduzir o peso.
Um paciente que precisava ser levado para Sydney, após um acidente de carro, teve que esperar por uma hora, enquanto o pessoal removia equipamentos como “um saco de dormir, sangue, telefone via satélite e capacetes” e assim tornar possível que o helicóptero decolasse.
Na viagem de volta, o grupo foi chamado para atender um outro acidente de carro em Cowra.
”Felizmente, eles cancelaram o chamado pois o atendimento poderia ter sido seriamente comprometido pela falta de equipamentos a bordo”, disse a fonte.
Um ano atrás, o Serviço de Ambulância de NSW foi obrigado a gastar milhares de dólares em kits de hidratação, coletes térmicos e água engarrafada para seus paramédicos pois o helicóptero não têm ar condicionado. Um médico já chegou a desmaiar de estresse por calor.
”Esta é uma situação preocupante para o povo de Orange que realmente dependem deste serviço em caso de emergências”, disse o porta-voz da oposição Jillian Skinner.
”Este helicóptero simplesmente não é grande o suficiente.”
Uma porta-voz do serviço de ambulância de Orange disse que o heliponto atual é um dos mais confinados no estado, mas que isso será corrigido quando da construção do novo hospital no próximo ano.
Entretanto, o helicóptero é usado em Orange dentro de conservadores parâmetros de segurança, disse ela.
Fonte : Brisbaine Times / Dica : AvSegPub
Enviar comentário