Airbus Helicopters suspende a produção do helicóptero H120 (Colibri) por falta de demanda
11 de dezembro de 2017 2min de leitura
11 de dezembro de 2017 2min de leitura
Europa – Segundo divulgação feita pela Australian Aviation e Rotor&Wing, a Airbus Helicopters confirmou que a produção do seu helicóptero H120 Colibri (EC120B) de cinco assentos foi suspensa depois que as encomendas do tipo estagnaram, contribuindo em grande parte por ofertas de helicópteros monoturbinas norte-americanos mais baratos e disponíveis na mesma categoria.
A Airbus disse que sua produção de 22 anos no H120 terminou oficialmente em setembro com a entrega de seu ultimo H120. A Airbus disse que os helicópteros Colibris foram entregues em mais de 50 países com mais de 400 operadores. Essas aeronaves superaram coletivamente 1,7 milhão de horas de voo em dezembro de 2015.
“Estamos totalmente empenhados em apoiar nossos clientes e a frota global de mais de 700 H120 com o mesmo nível de serviço em todo o mundo – incluindo peças sobressalentes, reparos, manuais técnicos e treinamento”, disse a Airbus Helicopters em uma declaração à Australian Aviation.
“A decisão de parar a produção do H120 é o resultado da estratégia da Airbus Helicopters para se concentrar em mercados onde as tecnologias de ponta trazem maior valor aos clientes. A empresa, portanto, se concentrará no desenvolvimento de sua oferta no segmento intermediário de um único motor com o H125 e H130 através de melhorias contínuas desses dois helicópteros”.
Com um custo aproximado de US$ 2 milhões, o H120 enfrentou uma dura concorrência nos últimos anos com o monoturbina R66 de cinco assentos da Robinson Helicopter e do novo 505 Jet Ranger X de Bell Helicopter, ambos sendo vendidos pela metade do preço de venda de um H120.
Em 2016, a Airbus Helicopters entregou apenas cinco H120, em comparação com sessenta e três R66 entregues pela Robinson.
Fazendo seu primeiro voo em 9 de junho de 1995, o primeiro EC120B foi entregue em 1998 e foi montado ao lado do H125 e do H130 na fábrica da Airbus Helicopters em Marignane, na França. Alimentado por um Arrius 2F do Safran Helicopter Engine, o H120 é movido por cerca de 400 operadores civis e militares a nível mundial.
No Brasil, dentre os operadores de Segurança Pública, a Polícia Rodoviária Federal é a única que opera esse modelo de helicóptero.
Australian Aviation e Rotor&Wing, tradução e adaptação Piloto Policial.
Enviar comentário