Bombeiros e Samu realizam treinamentos com o helicóptero Arcanjo em Santa Catarina
04 de dezembro de 2017 2min de leitura
04 de dezembro de 2017 2min de leitura
Santa Catarina – Com a chegada do verão, o Corpo de Bombeiros e o SAMU realizam treinamentos em Blumenau e em Florianópolis visando a prevenção, atuação em afogamentos, incêndios florestais e acidentes que normalmente aumentam durante a alta temporada. A partir do dia 18 de dezembro inicia a Operação Veraneio em Santa Catarina.
Os treinamentos envolveram as equipes do Helicóptero Arcanjo 01 de Florianópolis e do Arcanjo 03 de Blumenau, onde foi possível treinar e padronizar pilotos, copilotos, tripulantes operacionais da aeronave, médicos, enfermeiros e outros profissionais que também estão envolvidos nas operações de alta complexidade.
A primeira parte do treinamento começou em Florianópolis e Navegantes e a segunda aconteceu na Base de Blumenau. Trata-se do Treinamento de Operações Aéreas (TOA), realizado durante uma semana a cada semestre. No TOA as tripulações realizam todas as operações realizadas pelo Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros com o objetivo do aumento da segurança operacional e padronização das operações especializadas.
Durante o treinamento de salvamento de afogado realizado em Navegantes, o Sargento BM Cristiano, um dos tripulantes operacionais, explicou o uso do sling e do puça de salvamento, “Fazemos o resgate ou com o sling ou com o puça, com isso nós levamos a vítima e mais o nosso tripulante, que está com ela, até a faixa de areia”, disse o Sargento.
O Arcanjo também funciona como uma UTI móvel e é equipado com diversos equipamentos para manter a vítima estável até a chegada no hospital. Os materiais e equipamentos são utilizados por médicos do SAMU e enfermeiros embarcados no helicóptero. Esses profissionais também participaram do treinamento.
O Capitão André Pratts disse durante o treinamento que “São situações de alta complexidade que são treinadas com toda a equipe para manter o percentual de segurança sempre elevado, evitando acidentes”.
Em Blumenau aconteceu, às margens do Rio Itajaí-Açu, um exercício de simulação de combate a incêndio florestal com o uso do bambi bucket. Esse treinamento também faz parte do TOA. Todos as operações de resgate de maior complexidade foram treinadas pela tripulação visando manter sempre a segurança e o gerenciamento de ocorrências onde o helicóptero é necessário.
Com o início da Operação Veraneio, o Arcanjo 03 da Base de Blumenau será deslocado para Balneário Camboriú, onde atuará nas operações de prevenção de afogamentos, salvamentos e ocorrências de resgate.
Na Base de Blumenau também foi realizado o treinamento da técnica de resgate por rapel no simulador do Arcanjo. Trata-se de uma plataforma para treinar tripulantes e pilotos muito eficiente e utilizada pelas Unidades Aéreas.
Enviar comentário