Rio de Janeiro – Na terça-feira (14) a empresa EMS Consultoria, representante oficial da empresa FLIR no Brasil, realizou demonstrações do nano drone Black Hornet 2, produzido pela FLIR, a policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar e do Serviço Aeropolicial (SAer) da Polícia Civil, apresentando sua aplicabilidade em operações policiais.

Policiais Militares do GAM/RJ conhecem o nano drone Black Hornet da FLIR.

Policiais Militares do NuARP, GAM/RJ conhecem o nano drone Black Hornet da FLIR. Foto: Divulgação GAM.

O Núcleo de Aeronaves Remotamente Pilotadas (NuARP), subunidade do GAM recebeu a visita de demonstração do Black Hornet no Comando de Operações Especiais. Os testes foram analisados pelo Cel PM Nogueira, Comandante do COE e pelo Cel PM Perlingeiro,  Chefe do EMG do COE, além da equipe de oficiais do NuARP/GAM, Maj PM Abreu e Ten PM Mazzarino.

“Pudemos observar a grande potencialidade e aplicabilidade do equipamento, principalmente no uso pelas frações de terra em ambientes ‘quentes’ para tomadas de decisões locais, in loco, pelos comandante de tropa”, disse o Maj PM Abreu durante as demonstrações.

“A ferramenta nos impressionou muito e pudemos realizar algumas observações, bem como Estudos Técnicos Preliminares em ambiente urbano conflagrado. Vale destacar a grande furtividade e manobrabilidade do mesmo com ventos moderados e rajadas, além do ruido quase imperceptível”, complementou.

A demonstração faz parte de Estudos Técnicos Preliminares (ETP) realizados pela NuARP com o objetivo de desenvolver Requisitos Técnicos Operacionais (RTO) e poder, ao final, indentificar qual o equipamento mais adequado para o cumprimento de cada missão.

Policiais Civis do SAer receberam os representantes EMS em sua base, na Lagoa, onde também puderam acompanhar as demonstrações.

Policiais Militares do GAM/RJ conhecem o nano drone Black Hornet da FLIR.

Policiais Militares do GAM/RJ conhecem o nano drone Black Hornet da FLIR. Foto: Divulgação GAM.

NuARP/GAM.