GRAer da PM da Bahia apresenta Programa RPAS e participa de demonstração do Drone Black Hornet
25 de outubro de 2017 1min de leitura
25 de outubro de 2017 1min de leitura
Bahia – A operação de drones é uma realidade em todo o mundo e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia está atento a essas evoluções. A Portaria PM 151-CG/16 define que o GRAer atua como órgão responsável para validar as operações de RPAS (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas) no âmbito da PMBA.
Na manhã desta segunda, 23, o Tenente Coronel PM Renato Lima, Comandante do GRAer, realizou uma exposição sobre o Programa RPAS na PMBA e disse que já capacitou 80 operadores por meio do CORPAS (Curso para Operadores de RPAS) em duas edições. Para 2018 a meta é capacitar mais 100 operadores no CORPAS.
Em seguida foi feita a apresentação do nano drone Black Hornet. Esse equipamento é um drone tático com características operacionais singulares, especialmente no que se refere à sua assinatura acústica e visual extremamente reduzido. A demonstração do drone foi feita por Denis Cardoso e pelo engenheiro Edward Starr, diretor da EMS Consultoria, representante oficial da FLIR no Brasil.
A ação prosseguiu com uma parte prática na qual foram realizados voos com o Black Hornet nas instalações do Batalhão de Polícia de Choque, impressionando o público com a demonstração da capacidade operacional do nano equipamento que, mesmo em condições desfavoráveis de direção e intensidade do vento, cumpriu a missão de voar e transmitir imagens.
Finalizando a manhã, o grupo se reuniu para o debriefing em campo, quando foram feitos os esclarecimentos finais após o voo e ampliadas as discussões técnicas sobre o uso e emprego racional daquele Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada.
Participaram do encontro, o Comandante do Policiamento Especializado – CPE, Cel PM Sturaro, os Comandantes de Unidades Especializadas da capital e RMS, oficiais do GRAER, integrantes da Casa Militar do Governador, Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, CCR Metrô e outros.
Enviar comentário