GRAer participa de força tarefa que combate incêndio florestal em Rio do Pires, região da Chapada Diamantina
18 de outubro de 2017 3min de leitura
18 de outubro de 2017 3min de leitura
Bahia – Desde esta última segunda-feira, 16, equipes do Corpo de Bombeiros e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia estão atuando no combate a incêndio em Ibiajara, distrito do município de Rio do Pires, distante 750 Km de Salvador.
O fogo se alastrava até haver a presença da aeronave, que permitiu a intensificação das ações de combate por meio do transporte de bombeiros e brigadistas, suprimentos e lançamento de água nos focos de calor, além de realizar os voos de monitoramento. A Brigada “Anjos da Chapada”, juntamente com a população local, combatem os focos desde o primeiro dia de ocorrência do fogo.
O local, que inclusive abriga uma nascente que abastece a comunidade da região, apresenta dificuldade no acesso por conta da distância de estradas e a topografia, o que convergia inevitavelmente para a necessidade de emprego do helicóptero.
As equipes estão se revezando dia e noite juntamente com homens da brigada “Anjos da Chapada” que ajudam no combate. Segundo a prefeitura, ainda não há informações de como o fogo começou. Mas já está totalmente controlado, não mais existindo focos de calor identificados.
Atualmente, 31 homens do Corpo de Bombeiros Militar e 23 brigadistas estão atuando no combate às chamas. Sete picapes tracionadas e um caminhão-tanque dão suporte às ações.
Comitê de Crise
O secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis, se reuniu na segunda-feira (16) com a comunidade local, gestores municipais, brigadistas, Corpo de Bombeiros e equipe técnica do Inema, para a formação de um comitê de crise.
Participaram da reunião no distrito de Ibiajara o Major Walney, do Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER), o Tenente Ramos, do Corpo de Bombeiros da PMBA de Vitória da Conquista, a Chefe de GAbinete da Sema, Iara Icó, representante dos brigadistas “Anjos da Chapada”, Antônio Maciel de Oliveira, o prefeito do município de Rio do Pires, Gilvanio Antonio dos Santos, o especialista ambiental do inema de Seabra, Romeu Gomes, o paroco da comunidade, Weverson Almeida, além de lideranças da região.
Para o secretário Geraldo Reis, “em momentos de dificuldade, a comunidade fortalece seus laços de companheirismo e solidariedade. É com esse espírito que saio hoje do município de Rio do Pires, onde vim cumprir uma missão designada pelo governador Rui Costa, ampliando as ações de combate aos incêndios na Serra de Santa Maria. Formamos um comitê de crise integrando Sema, Inema, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Graer, brigada Anjos da Chapada, prefeitura municipal e comunidade, com o objetivo de definir estratégias e garantir o apoio técnico às ações. São mais de trinta homens do Corpo de Bombeiros, 23 brigadistas, sete picapes tracionadas e um caminhão-tanque.”
Ainda segundo o secretário, “um helicóptero da Graer garantirá o acesso dos brigadistas aos locais de difícil acesso, assegurando mais efetividade ao trabalho, bem como ajudando a apagar fogo com a utilização do “Bambi Bucket”, equipamento usado por helicópteros para despejar água sobre incêndios florestais. Reiteramos nosso compromisso e parceria, ao tempo em que agradecemos pelo empenho de todos”, afirmou.
Bahia sem Fogo
Coordenado pela Secretaria do Meio ambiente (Sema), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o Programa Bahia Sem Fogo é responsável pelas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado.
Fonte: GRAer e Ascom/Sema.
Enviar comentário