Experiência de viver dia de policial e voar com CIOPAer encanta adolescentes
26 de setembro de 2017 2min de leitura
26 de setembro de 2017 2min de leitura
Mato Grosso – A sexta-feira (22.09) foi de muito conhecimento e experiência inovadora para os adolescentes do ensino médio selecionados para vivenciarem um dia de policial durante a 9ª Caravana da Transformação, em Juína. Eles foram selecionados no concurso de redação promovido pelo programa estadual Rede Cidadã.
A recompensa pela conquista foi a oportunidade de aprender na ação educativa, por exemplo, a importância e os tipos de continência, as formas de tratamento entre patentes, vestiram a farda e percorreram a área da Caravana simulando estar em policiamento ostensivo. Eles também realizaram voo no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
O estudante Felipe Gabriel Menegat, 12 anos, do sexto ano da Escola Estadual Dr. Arthur Antunes Maciel, disse que desde pequeno sonha ser piloto de avião sem nunca ter andado em um. “Serei um piloto e vou estudar para isso. Voar com o Ciopaer foi uma experiência única e estou muito feliz”.
Já Ranieli Tairini, 17 anos, do terceiro ano, também da Escola Estadual Dr. Arthur Antunes Maciel, destacou que irá levar para sempre as horas de aprendizado de como é o dia a dia de um policial militar. “Estou encantada com todo ensinamento. Hoje sei quanto é importante cada gesto de um policial. Nunca imaginei que seria contemplada com essa oportunidade. Vou sonhar por dias com esse momento”.
Daniel Palmieri Gaudino, 15 anos, do Centro de Referência Assistência Social (CRAS), disse que quando soube que tinha sido selecionado levou um susto. “Fiquei pensando se era verdade e a ficha demorou pra cair. Só imaginava como seria a sensação de voar de helicóptero, não pensava em outra coisa. Aprender como é a vida de um policial também foi muito importante”.
A gerente-adjunta da Rede Cidadã, major PM, Emirela Martins, explicou que as atividades do projeto Rede Cidadã durante a Caravana são promover palestras educativas e orientativas, ministradas pela equipe do programa em escolas públicas da cidade. “Abordamos de forma superficial como é a vida do policial, desde o início da carreira e as progressões. Falamos também sobre as questões das drogas e sexualidade precoce”.
Major Emirela destacou a importância desse momento para os adolescente citando a experiência de uma aluna. “Uma aluna contou que tinha uma imagem totalmente diferente daquela que estava sendo passada. Depois da palestra ela disse que todo seu conceito tinha mudado”.
Também foram contemplados os estudantes Vinicius Cesar Santana Pereira, 17 anos e Igor Ramos, 16 anos, ambos da Escola Estadual Dr. Arthur Antunes Maciel.
Visitas
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecerem o estande da Polícia Ambiental. Assistiram ainda uma palestra rápida de como ingressar no Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Rotam.
Maricelle Lima Vieira | Sesp/MT.
Enviar comentário