Distrito Federal – Após quase três horas, o Corpo de Bombeiros combateu, neste sábado (2), um incêndio florestal entre o Condomínio Recanto Real e o Condomínio Bianca, próximo a Sobradinho, entre a BR-020 e a DF-150. A corporação foi acionada para a ocorrência por volta das 15h30.

Avião AT802F - Air tractor do CBMDF. Foto: Divulgação/CBMDF

Avião AT802F – Air tractor do CBMDF. Foto: Divulgação/CBMDF

Para a ação, foram deslocadas quatro viaturas, com vinte militares, além de um helicóptero e um avião AT802F – Air tractor do Grupamento de Aviação Operacional (GAvOp) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. De acordo com os bombeiros, o fogo já estava próximo a algumas casas, mas, ao chegarem ao local, conseguiram evitar que elas fossem atingidas.

Não há detalhes sobre o total de área queimada. Os trabalhos foram finalizados por volta das 18h20.

Foto: Divulgação/CBMDF

Foto: Divulgação/CBMDF

Seca

Em tempos de estiagem e com mais de cem dias de seca, as queimadas em áreas florestais se tornam corriqueiras. Na quarta (30), após dois dias consecutivos da umidade atingir percentuais menores que 12%, a Defesa Civil decretou estado de emergência.

O órgão não exclui que a umidade reduza ainda mais até a segunda quinzena de setembro, quando as chuvas devem voltar a cair em Brasília. Assim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que a situação piore nos próximos dias, podendo, inclusive, comprometer o desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios.

Fonte: Jornal de Brasília.