Novos helicópteros do Grupamento Aéreo de Alagoas atuarão no resgate de pessoas e no combate ao crime
31 de agosto de 2017 2min de leitura
31 de agosto de 2017 2min de leitura
O governador de Alagoas e o secretário de Estado da Saúde entregaram, na manhã desta quarta-feira (30), em Arapiraca, o helicóptero Falcão 05 (esquilo AS350B3e) e 20 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No total, foram investidos R$ 3,8 milhões com recursos próprios na compra das ambulâncias.
O esquilo B3e do Samu Aeromédico, operado pelo Grupamento Aéreo, substituiu o helicóptero AS355, biturbina, que já era utilizado nos resgates e remoções de pacientes graves. Como o anterior, esse helicóptero é alugado e foi pintado nas cores do SAMU e Corpo de Bombeiros.
O atual helicóptero é equipado com ventilador mecânico, prancha adulta e infantil, dispositivo de Extricação de Kendrick (KED), talas, colares cervicais, bolsa de medicação e de vias aéreas, torpedos de oxigênio, desencarcerador, dentre outros equipamentos necessários para uma viagem segura para o paciente.
SAMU
O objetivo do Samu 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para receberem atendimentos clínico, cirúrgico, obstétrico, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.
O acionamento do Samu se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento, que pode ocorrer tanto em residências, quanto em locais de trabalho e vias públicas. Também está entre as prerrogativas do Samu, o atendimento telefônico de pessoas para orientações pontuais de saúde.
Helicópteros amarelos no policiamento
Outra novidade são dois helicópteros esquilos, AS350B3, pintados de amarelo, iguais às viaturas “amarelinhas” da Força Tarefa que estão em atividade nas ruas da capital e de cidades do interior alagoano, reforçando o patrulhamento preventivo e ostensivo. Esses helicópteros também são alugados e substituíram outros dois helicópteros Bell que eram operados pelo Grupamento. O amarelo foi escolhido porque aumenta a visibilidade das viaturas e das aeronaves.
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública conta com 53 profissionais e, além desses três helicópteros alugados, possui duas aeronaves próprias, um esquilo AS350B2 e um AW119Ke. O esquilo B2, por possuir farol de busca, é utilizado em missões noturnas.
São ao todo 05 helicópteros, denominados “Falcão”, operados diariamente na base da capital e do interior em ações policiais e resgates aeromédicos.
Enviar comentário