Áustria – Imagens dramáticas mostram um helicóptero de resgate da Heli Austria que caiu na montanha mais alta da Áustria enquanto tenta salvar um alpinista com um ataque cardíaco. Esse vídeo mostrou o helicóptero MD 902 Explorer, Martin 4, fora de controle antes de cair em Grossglockner, a poucos metros de um penhasco.

Helicóptero MD 902 Explorer, Martin 4 da Heli Áustria.

Helicóptero MD 902 Explorer, Martin 4, da Heli Áustria.

A tripulação do helicóptero estava a caminho de uma cabana a cerca de 11,000 pés acima do nível do mar, depois de receber uma chamada de emergência sobre um montanhista com problemas cardíacos.

md902a

O piloto, ao lado de um paramédico e um socorrista decolaram para a cabana na manhã de quinta-feira (3). A missão de resgate parecia estar indo bem até que o helicóptero começou a girar sem que o piloto conseguisse controlar. O piloto disse mais tarde que logo que embarcou a vítima, uma forte rajada de vento descontrolou o helicóptero.

Um alpinista que estava escalando a montanha, filmou a cena. Felizmente, o piloto, o socorrista e o paciente saíram todos ilesos no acidente. O paramédico sofreu lesões leves.

Se o helicóptero caiu a poucos metros de distância do solo, poderia ter caído a centenas de pés por um precipício íngreme. O montanhista com o problema do coração foi levado para o hospital em um outro helicóptero e o paramédico ferido foi levado para um hospital local.

md902

Os especialistas dizem que a esta altitude a influência dos ventos orográficos são constantes e são perigosos para as operações aéreas. Mas nesse tipo de missão que o helicóptero tem que pousar, não tem muito o que fazer quando os ventos surgem repentinamente. O Gerente de Operações de Voo e proprietário da frota de helicópteros, Roy Knaus explicou que “As condições climáticas podem sempre mudar rapidamente a esta altitude”.

Ele disse que, após as conversas com o piloto e paramédicos, um problema técnico poderia ser descartado, já que o helicóptero tinha uma reserva de potência. Michael Umschaden, um piloto de helicóptero de resgate baseado em Klagenfurt, explicou que os pilotos em tais situações têm apenas alguns segundos para reagir. Umschaden disse: “Os ventos constantes ajudam o voo, mas o vento repentino, que ocorre principalmente nas montanhas, é difícil de estimar”.

O helicóptero MD902 foi retirado por um helicóptero Super Puma através de carga externa.

Com informações de DailyMail e Emergency Live.