CIOPAer participa da Caravana da Transformação em Barra do Garças
07 de agosto de 2017 3min de leitura
07 de agosto de 2017 3min de leitura
Mato Grosso – Com o objetivo de apresentar ações de cidadania a 800 alunos da rede municipal e estadual de ensino, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), a coordenação da Caravana da Transformação criou o projeto “Circuito Conhecendo a Caravana”, que aconteceu na sexta-feira (04.08) e no sábado (05.08).
A oitava edição da Caravana da Transformação será realizada entre os dias 1º e 11 de agosto, no Complexo Esportivo Pedro Paulo de Medeiros, conhecido como Casa do Atleta, no município de Barra do Garças (509 km de Cuiabá). Além da cidade-sede, outros 17 municípios da região e da microrregião de Saúde de Água Boa receberão atendimento nos dias de evento.
A iniciativa oferece consultas, exames e cirurgias oftalmológicas, e tem como público-alvo pessoas acima dos 55 anos, faixa etária em que a incidência de catarata é maior. Além disso, a Caravana também oferece serviços de cidadania, como emissão de documentos (RG, CPF, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, Carteira de Pescador Amador), audiências de mediação e conciliação, mutirão fiscal para a quitação de débitos, testes de DNA, oficinas, palestras, exposições, cursos de qualificação, cortes de cabelo e embelezamento, entre outros.
De acordo com a coordenadora responsável pelo projeto, Janaína Gahyva, alguns órgãos do governo, como as secretarias de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), de Segurança Pública (Sesp) de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e o Gabinete de Transparência e Combate a Corrupção (GTCC), criaram um grupo de trabalho para criar o projeto, direcionado para crianças do 5º e 6º ano do ensino fundamental.
“Nosso objetivo é atende-los com uma linguagem própria, que interaja com este público e crie neles o interesse por temas como o Rede Cidadã, projeto executado pela Sesp e parceiros que incentiva a prática de atividades esportivas, culturais e artísticas ”, explica a coordenadora do Circuito.
Oito grupos foram atendidos simultaneamente, e cada grupo ficou 15 minutos nos estandes visitados. O circuito completo durou cerca de três horas. O passeio pela Caravana terminou no estande da Secitec, que oferece aos cidadãos interação com óculos de realidade virtual, que permite aos usuários explorar a sensação de estar dentro do espaço sideral, vendo de perto planetas e estrelas; e produtos da robótica, serviços que mais chamam a atenção de crianças e adolescentes que visitam a Caravana.
Um dia de Policial Militar
Parte dos estudantes que venceram o concurso de redação promovido pelo programa estadual Rede Cidadã teve um dia especial. Como prêmio pela conquista do terceiro e quarto lugares no concurso, quatro estudantes das Escolas Deputado Norberto Schawantes e Irmã Diva Pimental viveram um momento como policial militar. Eles vestiram a farda e conheceram de perto uma viatura do Batalhão de Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) e os equipamentos instalados no veículo para o policiamento diário.
Além de vestir a farda, eles também realizaram voo no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), no sábado (05). A estudante do sexto ano, da Escola Deputado Norberto Schawantes, Carla Santos Freitas, foi uma das vencedoras. A jovem, que tem 12 anos, disse que depois desta experiência pretende se tornar uma policial para ajudar as pessoas.
Os equipamentos da Polícia Militar (PM-MT) e do Corpo de Bombeiros estão sendo demonstrados ao público da Caravana da Transformação. O Regimento de Policiamento Montado, Rotam e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) levaram alguns armamentos, munições e equipamentos de proteção individual para o evento.
Governo do Mato Grosso. Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT.
Enviar comentário