Santa Catarina – No último final de semana, entre os dias 1º e 2, as equipes do Águia 04 da 5ª Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se mobilizaram no transporte aeromédico de três pacientes em estado grave, dos municípios do planalto catarinense para outros centros de referência do Estado.

Águia 04 e SAMU: parceria que salva vidas

O primeiro transporte aeromédico ocorreu no sábado (01), de um paciente de 70 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio. Ele foi transportado do município de Lages para Videira, em tempo aproximado de 35 minutos, o que por solo levaria em torno de três horas.

No mesmo dia (01), as equipes do Águia 04 e do SAMU fizeram o transporte aeromédico de um recém-nascido (gestação de 32 semanas) portador de complicações intestinais e que necessitava passar por cirurgia emergencial no prazo de 24 horas. Foi transportado do município de Caçador para Criciúma, em tempo aproximado de duas horas e 10 minutos.

aguia4sc1

Já no domingo (02), novamente as equipes foram mobilizadas, dessa vez para realizar o transporte aeromédico de um recém-nascido portador de pneumonia, infecção do trato urinário, pielonefrite e cardiopatia congênita, do município de São Joaquim para Blumenau. Por terra, levaria aproximadamente cinco horas, e com o emprego da aeronave aconteceu em 55 minutos.

Uma nota divulgada no site da Polícia Militar afirmou que “este tipo de parceria demonstra a importância da união destas duas instituições na missão de salvar vidas, já que a aeronave pode colocar uma UTI no local da ocorrência em pouco tempo.”

aguia4sc

Segundo as equipes médicas, esse tempo pode fazer a diferença nas chances de vida de cada vítima, implicando também em uma forma inteligente e eficiente no investimento de recursos públicos em uma aeronave e equipes multimissão .

Com o apoio do SAMU, a PM realiza transportes aeromédicos, buscas, resgates, salvamentos e também atuam em ocorrências policiais, missões de defesa civil, combate a incêndio, fiscalização ambiental, transporte de órgãos e outros, não ficando restrita a apenas parte destas atividades.

Águia 04 e SAMU: parceria que salva vidas

Fonte: PMSC.