Tenente Coronel PM Chiroli assume o CIOPAer do Mato Grosso
01 de julho de 2017 4min de leitura
01 de julho de 2017 4min de leitura
Mato Grosso – O governador Pedro Taques (PSDB) segue fazendo mudanças na estrutura de comando da Polícia Militar de Mato Grosso. Em virtude da troca do Comando da Polícia Militar, o Cel PM Henrique Correia dos Santos saiu da chefia do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e assumiu o Comando Especializado de Policiamento – CESP, outro cargo de destaque na cúpula da Segurança Pública do Estado.
Estão subordinados ao CESP, os batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), Guarda (BPGda), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Cavalaria (RPMon) e Ambiental (BPA).
O convite veio do novo Comandante Geral da PM, Coronel Marcos Vieira da Cunha. O Cel Henrique Santos permaneceu na chefia do CIOPAer por 30 meses e agora assume CESP.
Durante sua permanência na coordenação, o trabalho integrado foi um ponto importante para o sucesso e o desenvolvimento da unidade aérea.
Com essa movimentação, o Tenente Coronel PM Juliano Chiroli assumiu a coordenação do CIOPAer do Mato Grosso. O Ten Cel PM Chiroli possui mais de 19 anos de serviço, é piloto comercial de helicóptero, instrutor de voo, examinador credenciado da ANAC e possui Curso de Voo por Instrumento – IFR.
Chiroli integra a unidade de Operações Aéreas desde 2003 e atuou em todos os setores da unidade de aviação, nos últimos dois anos ocupava o cargo de comandante adjunto da unidade. Além disso, participou de todo o processo de estruturação da unidade e dos avanços que ela alcançou nos últimos anos.
Para o novo comandante, assumir a unidade vem com a “missão” de dar continuidade aos trabalhos que já é desempenhado e estar sempre ofertando serviços de qualidade.
“É muito gratificante assumir este cargo que vem com uma grande responsabilidade. O objetivo é manter a continuidade e a harmonia dos trabalhos que realizamos e elevar sempre o grau de qualidade dos nossos serviços”, destacou.
Ações de destaque
Nesse período foi realizado um Curso de Tripulante Operacional, a formação de 05 pilotos privados de helicóptero e em 2016 todos os comandantes de aeronaves realizaram o treinamento de emergência na EFAI.
Pensando na valorização das pessoas que voam ou fazem voar, o CIOPAer criou a medalha “Mérito Águia Uno” e na Segurança de Voo foram realizados dois cursos de CRM (Crew Resource Management).
Na área de gestão, houve uma redução dos custos do seguro das aeronaves em cerca de R$ 800 mil, passaram a utilizar o sistema de abastecimento por cartão, facilitando o controle e ampliando as possibilidades de abastecimento das aeronaves e iniciaram processo de contratação do modelo SBH (Support By the Hour) da Safran para os motores dos helicópteros.
Outra ação que está encaminhada é a descentralização do CIOPAer com a Base de Sorriso que deve ser inaugurada esse ano. Na manutenção das aeronaves existe processo de autorização para os serviços de 150 horas, com a formação e especialização de mecânicos e aquisição de ferramentas, como o Vibrax, para a realização desses serviços.
Nesse período o efetivo saltou de 64 para 92 colaboradores entre PM, PJC e CBM, dentre eles, 21 são pilotos para voar sete aeronaves (três helicópteros e quatro aviões), além tripulantes, mecânicos e pessoal dos serviços administrativos.
Os profissionais atuam em apoio às ocorrências de roubos, cercos, perseguições, resgates, salvamentos, incêndio, defesa civil, entre outros.
Com essa mudança, o Ten Cel PM Chiroli assume o CIOPAer com a missão de prosseguir com os projetos iniciados e fortalecer ainda mais a atual estrutura da unidade.
Passagem
O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou no dia 07/07 a cerimônia de posse do novo comandante. A solenidade aconteceu no hangar da unidade, no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 09h.
Ciopaer
As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.
Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.
Em 2016, por exemplo, foram realizados 216 patrulhamentos aéreos em Cuiabá e Várzea Grande, o que contribuiu de forma direta para a redução dos índices de criminalidade nas duas maiores cidades mato-grossenses.
Enviar comentário