Agentes da GCM e Defesa Civil de São Paulo recebem certificado de “Piloto de Drone” da PM de SP
06 de junho de 2017 1min de leitura
06 de junho de 2017 1min de leitura
São Paulo – Em Abril a Prefeitura de São Paulo lançou o programa Dronepol. Os primeiros agentes da GCM e da Defesa Civil do município foram treinados para pilotar os drones e realizaram um Curso de Operador de RPAS no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo.
Segundo o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, “utilização de drones pela gestão pública também faz parte de um programa novo e que tem o objetivo de ampliar a segurança na cidade de São Paulo.”
Participam do curso 07 Guardas Civis Metropolitanos, 02 agentes da Defesa Civil do Município, 04 bombeiros do Corpo de Bombeiros de São Paulo e 05 policiais militares do Grupamento Aéreo. Todos os 18 participantes receberam na manhã do dia 31 de maio o certificado do Curso de Operador de RPAS (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) que habilita os agentes e policiais a exercer a função de “piloto” dos equipamentos.
“Os drones já estão em uso e ainda contarão com um cronograma de atividades para a segurança da cidade”, disse o Coronel Rogério Vieira Peixoto, coordenar o Dronepol da Prefeitura.
A proposta foi oferecer subsídios teóricos e práticos para pilotagem de drones com segurança e eficiência. Além da parte prática de pilotagem, foram ministradas aulas teóricas ao longo de 15 dias do curso sobre meteorologia, conhecimentos técnicos, teoria de voo, navegação, regulamentação e segurança de voo.
Estiveram presentes na cerimônia o Secretário José Roberto; Chefe de Gabinete da SMSU Cel Lorencini; Cel Peixoto; Cel Righi; Coordenador da Defesa Civil Cel Arrison; Comandante do Grupamento Aéreo da PM de SP Cel Falconi; Ten Cel da PM Paulo; Comandante da GCM Adelson de Souza, dentre outros agentes da GCM e outras autoridades.
Fotos: Ulisses / SMSU.
Enviar comentário